Qual a importância clínica do Streptococcus pneumoniae?
Índice
- Qual a importância clínica do Streptococcus pneumoniae?
- Qual antibiótico para Streptococcus pneumoniae?
- Qual a forma da bactéria Streptococcus?
- Que locais do corpo humano são normalmente colonizados por Streptococcus pneumoniae?
- Qual a principal medida profilática das infecções pelo Streptococcus pneumoniae?
- Qual a principal doença provocada pelo Streptococcus pneumoniae Qual o tratamento indicado?
Qual a importância clínica do Streptococcus pneumoniae?
Streptococcus pneumoniae é o principal agente etiológico de infecções respiratórias adquiridas da comunidade (otites, sinusites e pneumonias). As pneumonias podem ser acompanhadas de bacteremias, principalmente em pessoas idosas ou muito jovens.
Qual antibiótico para Streptococcus pneumoniae?
A amoxicilina é o antimicrobiano mais utilizado por sua atividade contra o Streptococcus pneumoniae (o principal agente desta patologia) e o H.
Qual a forma da bactéria Streptococcus?
Streptococcus corresponde a um gênero de bactérias caracterizadas por terem formato arredondado e serem encontradas arranjadas em cadeia, além de possuírem coloração violeta ou azul escura quando visualizadas através do microscópio, sendo, por isso, chamadas de bactérias gram-positivas.
Que locais do corpo humano são normalmente colonizados por Streptococcus pneumoniae?
Epidemiologia. Estão presentes em 40-70% do tracto respiratório dos adultos, sem sintomas. Tendem a causar doenças nestes individuos quando eles estão fragilizados, por exemplo podem causar pneumonias em doentes com gripe. O seu reservatório são os próprios humanos.
Qual a principal medida profilática das infecções pelo Streptococcus pneumoniae?
- Pneumonia bacteriana: Causada pela Streptococcus pneumoniae. A inalação pelo ar é a forma de se contrair esta doença, que causa infecção pulmonar. O tratamento dos doentes é a principal medida profilática.
Qual a principal doença provocada pelo Streptococcus pneumoniae Qual o tratamento indicado?
A DP é provocada pela bactéria pneumococo (Streptococcus pneumoniae), causa mais comum de doenças graves em crianças menores de 5 anos — posto que era ocupado por outra bactéria, a Haemophilus influenzae tipo b (Hib), fortemente combatida com a vacinação. Muitas vezes se fala de “doença pneumocócica invasiva”.