O que é espondilose da coluna lombar?

Índice

O que é espondilose da coluna lombar?

O que é espondilose da coluna lombar?

A espondilose lombar é a doença reumática mais incidente em todo o mundo. É um problema causado pelos desgastes dos discos da coluna vertebral, fazendo com o que espaço entre as vértebras ocasionando assim o que é comumente chamado de “bico-de-papagaio”.

O que fazer quando se tem espondilose lombar?

O tratamento mais indicado é a fisioterapia diária. Se não for possível atingir uma melhora significativa com a fisioterapia, pode-se recorrer à cirurgia para a colocação de uma prótese articular ou discal, ou para remover osteófitos, que são uma espécie de calo ósseo que se formam na coluna causando dor e desconforto.

O que causa a espondilose?

A espondilose cervical é a degeneração dos ossos do pescoço (vértebras) e dos discos entre elas, exercendo pressão (compressão) sobre a medula espinhal no nível do pescoço. A osteoartrite é a causa mais comum de espondilose cervical.

Quais são os tipos de espondilose?

Designando-se respetivamente por espondilose cervical (quando afeta a coluna cervical), espondilose dorsal ou torácica (quando afeta a coluna dorsal ou torácica), espondilose lombar (quando afeta a coluna lombar) e espondilose lombossagrada (quando afeta a coluna lombossagrada).

Como melhorar a espondilose?

Uma órtese temporária (normalmente usada por uma semana) pode ajudar a aliviar os sintomas de espondilose, porém uso por longos períodos não é recomendado. Cintas usadas por muito tempo enfraquecem os músculos da coluna e podem aumentar a dor por causar dependência a cinta.

O que é espondilose não especificada?

A espondilose ou artrose na coluna é uma alteração degenerativa da coluna vertebral, consequência do progressivo envelhecimento das estruturas que a constituem. É extremamente frequente, e pese embora na maioria dos casos não se trate de uma situação grave, pode ser causa de dor e incapacidade importantes.

Quais os sintomas da espondilose torácica?

Espondilose - sintomas A espondilose ou artrose na coluna manifesta-se com sintomas como dor, desconforto ou tensão nas costas ou pescoço. A intensidade é variável, podendo mudar ao longo do dia, com o movimento, posição ou atividade, mas na maioria dos doentes não é incapacitante.

Como avaliar espondilose?

Os doentes de espondilose cervical, dorsal e lombar devem ser avaliados periodicamente de acordo com a intensidade dos sintomas. Naqueles que se encontram em uso de AINE, devem ser consideradas queixas gastrointestinais, pressão arterial sistêmica e sinais de edema em todas as consultas.

Quando começa a espondilose lombar?

Geralmente a espondilose inicia-se depois dos 40 anos de idade e afeta igualmente os dois sexos. As pessoas sujeitas a trabalhos “pesados”, como agricultores, estivadores e pescadores são mais propensas à espondilose lombar, mas a doença pode afetar qualquer um.

Qual o tratamento para a espondiloartrose lombar?

Se o trabalho que indivíduo desenvolve for um dos causadores da espondiloartrose lombar, ele deverá afastar-se do trabalho por tempo indeterminado e, dependendo do caso, pode até mesmo se aposentar. Quem sofre com a espondiloartrose lombar pode beneficiar-se da prática de exercícios físicos quando as dores forem menos incapacitantes.

Quais são os sintomas da espondilose?

Espondilose - diagnóstico. Os estudos radiográficos mostram os típicos sinais da espondilose, como osteófitos (bicos de papagaio), perda da altura dos discos intervertebrais, artrose interfacetária, instabilidade vertebral ou alteração das normais curvaturas da coluna. Numa fase inicial, todas estas alterações são pouco pronunciadas.

Como se desenvolve a espondilose?

Consequentemente desenvolvem-se espículas ósseas, os osteófitos, vulgarmente designados por bicos de papagaio, que podem comprimir as estruturas nervosas causando inflamação e dor. A espondilose está associada ao envelhecimento, estimando-se que após os 40 anos mais de 80% da população evidencie algum grau de artrose nos estudos radiográficos.

Postagens relacionadas: