O que causa aderência após cesárea?
O que causa aderência após cesárea?
Após uma cesariana, as mães têm maior probabilidade da formação de aderências pélvicas, ou seja, faixa de tecido que une dois tecidos do corpo, como se fosse uma cicatriz anormal. “Uma vez formadas, as aderências ficam mais rígidas com o passar do tempo, podendo se expandir.
O que é uma aderência após cirurgia?
A aderência é uma faixa de tecido que une dois tecidos do seu corpo. Ela tem a aparência de um filme plástico ou bandagens muito fibrosas.
Qual a causa das aderências pélvicas?
As aderências podem resultar de doença (como endometriose), infecção (como doença inflamatória pélvica), lesão (como após cirurgia abdominal) ou podem não ter causa conhecida (aderências idiopáticas). Quando ocorrem aderências pélvicas, elas podem causar uma série de sintomas, dependendo dos órgãos e tecidos envolvidos.
Por que a cirurgia pode destruir aderências pélvicas?
Não existem medicamentos ou tratamentos não invasivos que destruam ou quebrem as aderências pélvicas, embora a massagem e a fisioterapia possam ajudar a alongar e afrouxar aderências, mobilizando órgãos. A cirurgia é atualmente o único tratamento que pode efetivamente remover aderências.
Como começar o tratamento para doença inflamatória pélvica?
O tratamento para doença inflamatória pélvica, também conhecida como DIP, deve ser iniciado o mais cedo possível para prevenir consequências graves no sistema reprodutor da mulher, como infertilidade ou possibilidade de ter gravidez ectópica, devido ao desenvolvimento de lesões nas trompas de falópio.
Qual a infertilidade da pélvica pós-cirúrgica?
Uma infertilidade que perturba os planos que tem para a sua família, as suas expectativas e os seus sonhos para o futuro… São estes os dois principais problemas que as aderências pélvicas pós-cirúrgicas podem causar.