Quais são as complicações da amebíase?
Índice
- Quais são as complicações da amebíase?
- O que é ameba e quais os sintomas?
- Quais os sintomas da giardíase e da amebíase?
- Quais são os sintomas da amebíase intestinal?
- Qual a dose recomendada para o tratamento de amebíase?
- Como é feito o diagnóstico da amebíase?
- Quais são os remédios para eliminar a ameba?
Quais são as complicações da amebíase?
Complicações. Granulomas amebianos (amebomas) na parede do intestino grosso, abscesso hepático, pulmonar ou cerebral, empiema, pericardite, colite fulminante com perfuração.
O que é ameba e quais os sintomas?
Amebíase é o nome da doença causada pela ameba Entamoeba histolytica, um protozoário que pode causar graves sintomas gastrointestinais, como diarreia sanguinolenta e abscesso no fígado. A amebíase é uma infecção que ocorre no mundo inteiro, mas é mais comum em regiões pobres e com saneamento básico precário.
Quais os sintomas da giardíase e da amebíase?
Os principais sintomas são cólicas abdominais e diarreia.
- As pessoas podem ter cólicas abdominais, gases, eructação, diarreia, enjoo e sentir-se cansadas.
- As pessoas adquirem a infecção ao beber água ou ingerir alimentos contaminados com fezes contendo Giardia ou ao entrar em contato com fezes de uma pessoa infectada.
Quais são os sintomas da amebíase intestinal?
5% dos indivíduos com amebíase intestinal possuem este tipo de sintoma. Por isso, é comum ouvir o termo amebíase hepática. Os sintomas extra intestinais podem vir acompanhados de abcesso hepático e causar febre e dor na região do órgão.
Qual a dose recomendada para o tratamento de amebíase?
A quarta e última opção de tratamento para amebíase é o medicamento teclozam, usado nas formas leves de amebíase ou naqueles casos em que não há manifestação de sintomas. A dose recomendada é de 1.500 mg por dia (dose única), divididas em 3 doses de 500 mg. Para crianças, recomenda-se 15 mg/kg/dia, por 5 dias.
Como é feito o diagnóstico da amebíase?
Diagnóstico da amebíase. O diagnóstico da infecção por Entamoeba histolytica é geralmente feito através do exame parasitológico de fezes (EPF). Como os cistos e trofozoítos não são eliminados de forma constante pelas fezes, no mínimo 3 amostras colhidas em dias diferentes são necessárias para o diagnóstico.
Quais são os remédios para eliminar a ameba?
Os remédios usados para eliminar a ameba são o secnidazol, o metronidazol, o tinidazol e o teclozam. A primeira opção de tratamento para as formas intestinais de amebíase é o secnidazol, nas doses de 2g para adultos (dose única) e, para crianças, 30 mg/kg/dia, ...