Qual o tratamento para amiloidose cutânea?

Índice

Qual o tratamento para amiloidose cutânea?

Qual o tratamento para amiloidose cutânea?

Geralmente, o tratamento das amiloidoses cutâneas é desapontador. A maioria dos casos pode ser tratada usando-se corticoides tópicos potentes, normalmente em curto tempo. Calcipotriol ou fototerapia são similares, de uso limitado.

Como se pega amiloidose?

Não é possível contrair amiloidose de outra pessoa. Ela é uma alteração na maneira como seu corpo produz, filtra ou metaboliza algumas proteínas e isso não é transmissível. Existem alguns casos, entretanto, em que doenças contagiosas podem causar a amiloidose.

Quando suspeitar de amiloidose?

O clínico deve suspeitar de amiloidose cardíaca quando insuficiência cardíaca crônica intratável se desenvolve em paciente com 50 anos ou mais de idade ou na presença de insuficiência cardíaca, que tinha inicialmente caráter restritivo, evoluindo com baixo débito e hipotensão progressivamente intratáveis(8,9).

Como se trata a amiloidose?

A amiloidose é uma doença caracterizada pelo acúmulo de proteínas no corpo, afetando órgãos como coração, pulmão, rins e cérebro. Veja os tipos e sintomas.

Quais são as manifestações comuns da amiloidose AL?

Quais são as manifestações comuns da amiloidose AL? Os doentes apresentam-se mais frequentemente com sinais e sintomas de doença cardíaca ou renal. A proteinúria é um achado inicial comum, muitas vezes associada a síndrome nefrótica e edema grave.

Qual o tratamento da amiloidose secundária?

No caso da amiloidose secundária, o tratamento do processo inflamatório que está dando origem ao problema evitará a formação da substância amilóide. O uso da colchicina pode ajudar a inibir o depósito da proteína. O tratamento do líquen amiloidótico e da forma maculosa é focado no alívio da coceira.

Por que a radioterapia pode ser usada para tratar a amiloidose AL?

A radioterapia pode ser usada em pessoas cuja amiloidose AL está presente em apenas uma área (doença localizada). Para a amiloidose AA (secundária), o tratamento da doença subjacente pode reduzir os depósitos de amiloide.

Postagens relacionadas: