Como tratar um colesteatoma?

Índice

Como tratar um colesteatoma?

Como tratar um colesteatoma?

O tratamento para o colesteatoma é feito por meio de cirurgia, em que é removido o excesso de tecido do ouvido.

O que é colesteatoma?

O colesteatoma é uma massa composta de pele (tecido epitelial) que se forma dentro do ouvido, para dentro do tímpano. As superfícies internas da orelha média são normalmente cobertas por mucosa do tipo respiratório, como a que revestem por dentro a boca, a garganta, o nariz e os pulmões.

O que é otite média crônica Colesteatomatosa?

O colesteatoma é um cisto que se forma no ouvido médio, mastoide ou epitímpano após a otite média crônica. Embora seja tecnicamente benigno, ele é localmente invasivo e pode danificar as estruturas do ouvido médio. Colesteatomas são ocasionalmente observados durante a otoscopia como uma massa branca atrás do tímpano.

Como tratar tumor benigno no ouvido?

O diagnóstico é feito em consultório, com ajuda do otoscópio. Alguns exames complementares, como tomografia computadorizada e ressonância magnética, podem ser necessários. O exame de audiometria também deve ser exigido. A única forma de tratar o tumor é fazendo sua remoção por meio da cirurgia.

Como tratar tumor no ouvido?

Tumores não cancerosos do ouvido O tratamento mais eficaz para esses tumores ósseos não cancerosos é remoção cirúrgica. Depois do tratamento, a capacidade auditiva costuma voltar à normalidade. Osteomas ou exostoses pequenos não obstrutivos não necessitam de intervenção.

Como é feita a cirurgia de colesteatoma?

A cirurgia de colesteatoma é um procedimento delicado e realizado sob anestesia geral. A operação dura, em média, de 2 a 3 horas e os pacientes podem ir para a casa no mesmo dia. É importante deixar claro que a cirurgia é a única maneira de remover o cisco (exceto em casos de contra-indicação médica).

Porque o colesteatoma volta?

O colesteatoma é um tumor benigno, que costuma invadir o ouvido e seu osso, chamado de mastóide. A cirurgia tem por objetivo remover todo o tumor e reconstruir, quando possível, a audição. A recidiva pode ocorrer se na cirurgia, uma pequena célula do tumor ficar dentro dos "poros"do osso.

O que causa tumor no ouvido?

O carcinoma de células basais e carcinoma de células escamosas são cânceres de pele comuns que podem se desenvolver no ouvido externo depois de repetidas e prolongadas exposições ao sol. Pessoas que têm infecções crônicas do ouvido podem ter um risco maior de desenvolver carcinomas de células escamosas.

Qual exame detecta câncer no ouvido?

Análise de cera de ouvido detecta câncer, revela pesquisa da UFG.

Postagens relacionadas: