Quais os sintomas da selenose?

Índice

Quais os sintomas da selenose?

Quais os sintomas da selenose?

O consumo exacerbado de castanhas pode levar o organismo a uma condição tóxica conhecida como selenose. Os sintomas incluem náuseas, vômitos, dor abdominal, fadiga, irritabilidade, descamação das unhas, perda de cabelo, mau hálito, distúrbios gastrointestinais e danos ao sistema nervoso.

Como tratar excesso de selênio?

A respiração pode cheirar a alho. O diagnóstico de excesso de selênio toma por base os sintomas, especialmente uma queda rápida do cabelo. O tratamento do excesso de selênio consiste em reduzir o consumo de selênio. (consulte também Considerações gerais sobre minerais).

O que selenose?

Significado de Selenose substantivo feminino Mancha nas unhas, esbranquiçada e semelhante a um quarto de Lua; leuconiquia.

O que significa selênio alto no sangue?

Cuidado com o excesso de Selênio, pois ele pode causar problemas, como cansaço nos músculos do corpo; congestão vascular interna; queda de cabelos; enfraquecimento das unhas e dermatite.

O que causa a Selenose?

As causas do selenosis variam da ingestão do selênio excessivo, como é o exemplo de snacking regular nos nozs do Brasil que poderiam conter o µg até 90 do selênio pela porca.

O que acontece se comer muita castanha do Pará?

A castanha-do-pará é a principal fonte natural de selênio. O problema é que às vezes ela tem selênio demais e, em excesso, esse mineral é tóxico. Se o consumo excessivo continuar por muito tempo a pessoa pode ter diarréia, queda de cabelos e ficar com as unhas fracas. O quadro clínico é conhecido como selenose.

Quais são os efeitos colaterais do selênio?

"Exceder este valor pode conduzir a lesões na pele ou queda de cabelo e unhas. O consumo de doses excessivas [acima de 900 µg por dia], a longo prazo, pode causar alterações neurológicas, incluindo entorpecimento, convulsões ou até mesmo paralisia", alerta a especialista.

O que pode causar o excesso de vitamina C?

Quando consumida em doses elevadas pode provocar diarreias, cólicas, dor abdominal e dor de cabeça. Estudos também têm demonstrado que a ingestão excessiva dessa vitamina pode causar cálculos renais, já que a vitamina C se liga ao cálcio e forma oxalato de cálcio, provocando o aparecimento de pedras nos rins.

Postagens relacionadas: