Como se pega endocardite?
Índice
- Como se pega endocardite?
- Qual o sintoma de endocardite infecciosa?
- Qual o melhor antibiótico para endocardite?
- Qual é a complicação neurológica mais comum da endocardite infecciosa?
- Quem pode ter endocardite?
- Qual a causa da endocardite infecciosa?
- Como tratar a endocardite?
- Como fazer o tratamento da endocardite bacteriana?
- Quando a endocardite é causada por fungos?

Como se pega endocardite?
Endocardite acontece quando germes entram na corrente sanguínea, viajam até o coração (normalmente com alguma condição de saúde pré-existente) e se ligam às suas válvulas ou tecido. Na maior parte dos casos a infecção é causada por uma bactéria, mas fungos ou outros microrganismos também podem ocasionar a doença.
Qual o sintoma de endocardite infecciosa?
A endocardite bacteriana subaguda causa gradualmente sintomas como fadiga, febre leve, aumento moderado da frequência cardíaca, perda de peso, sudorese e redução do número de glóbulos vermelhos.
Qual o melhor antibiótico para endocardite?
Os antibióticos mais utilizados na profilaxia da endocardite são as penicilinas, os aminoglicosídeos e em algumas situações a vancomicina e as cefalosporinas (Tabela2).
Qual é a complicação neurológica mais comum da endocardite infecciosa?
RESUMO: Uma das mais graves complicações da endocardite infecciosa é o acidente vascular cerebral isquémico, responsável por uma alta taxa de mortalidade e morbilidade nos países desenvolvidos. Embora não seja o mecanismo dominante, o cardioembolismo é responsável por cerca de 20% dos enfartes cerebrais isquémicos.
Quem pode ter endocardite?
A endocardite aguda é mais comum em pessoas que usam drogas injetáveis. Nesse caso, as bactérias contidas em agulhas e seringas contaminadas penetram a corrente sanguínea.
Qual a causa da endocardite infecciosa?
A endocardite infecciosa é uma doença grave, causada por micro-organismos que invadem a corrente sanguínea e se instalam em áreas danificadas do revestimento interno do coração (endocárdio), em válvulas cardíacas defeituosas ou com próteses instaladas e nas grandes artérias. Veja também: Gengivite e periodontite
Como tratar a endocardite?
O tratamento para endocardite é feito através de antibióticos ou antifúngicos, em doses elevadas, por via venosa, por no mínimo 4 a 6 semanas. Para aliviar os sintomas, são prescritos anti-inflamatórios, remédios para febre e, em alguns casos, corticoides.
Como fazer o tratamento da endocardite bacteriana?
A recomendação é que o tratamento da endocardite bacteriana comece tão logo surja a suspeita da infecção. Ele deve ser realizado em ambiente hospitalar, uma vez que exige a indicação de doses altas de antibióticos por via endovenosa durante várias semanas.
Quando a endocardite é causada por fungos?
Em relação à endocardite infecciosa, que é a mais comum, quando ela é causada por bactérias, tem o nome de endocardite bacteriana, quando é causada por fungos é chamada de endocardite fúngica. Quando é causada pela febre reumática tem o nome de endocardite reumática e quando é causada pelo lúpus é chamada de endocardite de Libman Sacks.