Como tratar ferida cirúrgica aberta?
Índice
- Como tratar ferida cirúrgica aberta?
- Como descrever uma ferida cirúrgica?
- O que é bom passar nos pontos de cirurgia?
- São complicações nas feridas cirúrgicas?
- Quais os tipos de ferida cirúrgica?
- Como cuidar da sua ferida cirúrgica?
- Quais são as complicações em feridas cirúrgicas?
- Qual o curativo mais indicado para sua ferida cirúrgica?
- Como se a ferida estiver quente após a cirurgia?

Como tratar ferida cirúrgica aberta?
Na maior parte dos casos, o tratamento é feito com um antibiótico para eliminar uma possível infecção da ferida e uso de analgésicos para aliviar a dor. Além disso, o curativo da ferida deve ser feito por um enfermeiro, pois é importante ir adequando o tipo de material usado, assim como manter uma técnica asséptica.
Como descrever uma ferida cirúrgica?
Uma ferida cirúrgica consiste num corte ou numa incisão geralmente efetuada com um bisturi durante uma cirurgia. As feridas cirúrgicas são geralmente fechadas através da aplicação de pontos, agrafos ou de cola cirúrgica....Sinais de infeção:
- Eritema.
- Aumento do exsudado/pus.
- Edema.
- Dor.
- Febre.
O que é bom passar nos pontos de cirurgia?
Use uma toalha limpa exclusiva para secar a ferida com pontos ou uma gaze estéril. 6 – Para o seguinte passo é necessário conhecer as alergias do paciente, já que algumas soluções podem desencadear problemas alérgicos. A solução iodada também pode ser usada.
São complicações nas feridas cirúrgicas?
As feridas cirúrgicas, durante o processo de cicatrização, podem apresentar complicações como o hematoma, infecções e deiscências. O hematoma é uma coleção de sangue sob a pele, na ferida cirúrgica, que resulta em formação de coágulo que pode levar horas.
Quais os tipos de ferida cirúrgica?
Causa
- Cirúrgica: são feridas provocadas intencionalmente, mediante:
- Incisão: quando não há perda tecidual e as bordas são geralmente fechadas por suturas.
- Excisão: quando dá remoção de uma área da pele.
- Punção: quando resultam de procedimentos terapêuticos diagnósticos.
Como cuidar da sua ferida cirúrgica?
Primeiro que tudo, mantenha limpo o espaço onde passa a maior parte do tempo: a higiene é uma regra de ouro. Depois, para a medicação da sua ferida cirúrgica, precisará também de um desinfetante para se proteger contra os micro-organismos que possam causar uma infeção.
Quais são as complicações em feridas cirúrgicas?
Além do risco de infecções, outras complicações podem ocorrer em feridas cirúrgicas, como: 1 Hemorragia, devido à lesão de vasos sanguíneos na região; 2 Deiscência e evisceração. O primeiro é quando há o rompimento das dos pontos da ferida cirúrgica, enquanto que o segundo... More ...
Qual o curativo mais indicado para sua ferida cirúrgica?
Pergunte ao seu médico, ele saberá certamente indicar a solução mais indicada para a sua ferida cirúrgica. Para proteger a sua ferida cirúrgica, deverá aplicar um dos curativos mais comuns: o penso.
Como se a ferida estiver quente após a cirurgia?
Como com qualquer outro tipo de ferida, é importante observar o processo de cicatrização e verificar se existem sinais de infeção após a cirurgia. Contacte o seu médico imediatamente se experienciar vermelhidão excessiva, inchaço à volta das feridas e suturas, se a ferida estiver quente, ou se sentir algum odor desagradável.