Qual tratamento para impacto femoroacetabular?

Índice

Qual tratamento para impacto femoroacetabular?

Qual tratamento para impacto femoroacetabular?

O tratamento cirúrgico do impacto femoroacetabular consiste no remodelamento do fêmur proximal, osteoplastia ou reorientação da sobrecobertura acetabular e reparo/refixação labral ou desbridamento.

Quais as possíveis limitações de movimento causadas pelo impacto femoroacetabular?

Impacto femoroacetabular (IFA) é uma condição que ocorre quando existe um contato anormal e desgaste entre a cabeça e o encaixe da articulação do quadril. Isso resulta em limitação da mobilidade e dor no quadril.

Como tratar o IFA?

O tratamento cirúrgico é o mais efetivo na presença da patologia bem diagnosticada, podendo ser aberto (cirurgia convencional) ou artroscópio. Nestes casos trata-se a deformidade predominante, retirando as deformidades morfológicas patológicas CAME, PINCER ou Mistas.

Como tratar lesão da articulação do quadril?

Tratamento para lesões no quadril: Em alguns casos, as lesões podem ser tratadas com a fisioterapia. No entanto, quando há um desgaste irreversível do quadril, pode ser necessário fazer uma artroplastia do quadril, procedimento cirúrgico que consiste na substituição da cabeça fermoral e do acetábulo por uma prótese.

Quais os sintomas do impacto Femoroacetabular?

'A síndrome do impacto femoroacetabular é uma das principais causas de artrose do quadril, o desgaste da articulação....Dor no Quadril

  • Tendinite na parte anterior da coxa e bursites de repetição;
  • Dificuldades de alongamento, para cruzar as pernas, para levantar e agachar;
  • Dor na virilha, glúteos e lateral da coxa.

Quem tem impacto Femoroacetabular pode correr?

Você pode correr, andar de bicicleta (com banco na altura correta pois se muito baixo a flexão do quadril fica aumentada), transport. Tudo isso levando em conta que você não tem artrose do quadril pois foi indicado artroscopia do quadril.

Quais são as alterações anatômicas causadas pelo impacto femoroacetabular?

A síndrome do impacto femoroacetabular é provocada por deformidades anatômicas no fêmur, no acetábulo ou em ambos. Muitas vezes, os pacientes possuem o problema desde a infância ou adolescência, e com o tempo vão sofrendo microlesões. Um gesto mais forte pode completar o trauma e provocar sintomas em toda a região.

Como diagnosticar impacto femoroacetabular?

Como é feito o Diagnóstico de Impacto Femoroacetabular? O diagnóstico de IFA só pode ser determinado através de exames de imagem que detectem as alterações ósseas presentes no colo do fêmur e acetábulo e também as possíveis lesões de lábrum.

Qual o tratamento para coxa profunda?

O tratamento inicial mais apropriado desses pacientes consiste na modificação das atividades físicas, em evitar excessivos movimentos da articulação e na utilização de antiinflamatórios. Fisioterapia para melhorar a amplitude de movimento não traz benefícios e ainda pode piorar o quadro clínico.

O que é uma lesão labral no quadril?

Lesão labral no quadril é uma lesão no lábio acetabular, estrutura de fibrocartilagem que recobre a região da bacia onde a cabeça do fêmur está encaixada. Essa lesão pode ser uma fissura ou um desgaste. Geralmente causa dor na região da virilha. Qual a função do labrum?

Como é feita a cirurgia do impacto femoroacetabular?

Inicialmente, a cirurgia da síndrome do impacto femoroacetabular era feita por meio de uma incisão no quadril. Hoje, ela já pode ser feita através de uma técnica minimamente invasiva. Na videoartroscopia de quadril, a equipe médica faz duas ou três punções pequenas na parte lateral do quadril do paciente.

Qual o tipo de impacto do fêmur?

Podemos dizer que existe três tipos de impacto, CAM ou CAME, PINCER e Misto. O primeiro, seria devido as alterações no formato entre o colo e cabeça do fêmur, defeito conhecido como CAM ou CAME. Nesta alteração, ocorre a perda da esferecidade da cabeça do fêmur em relação ao acetábulo.

Qual o tipo de cabeça do fêmur?

O segundo tipo, seria a cabeça do fêmur normal em contato com um acetábulo anormal, profundo ou retrovertido ( virado mais para trás), com uma cobertura maior que a normal sobre a cabeça do femur. Este tipo é chamado de tipo Pincer.

Como é feito o encaixe do fêmur?

O encaixe do fêmur nos ossos da bacia é feito em uma área chamada de acetábulo. Normalmente, para que os ossos não entrem em contato direto e venham a se desgastar, a região é revestida por cartilagens. Tanto o colo do fêmur (conhecido popularmente como a cabeça do fêmur) quanto o próprio acetábulo (o encaixe) possuem essa proteção.

Postagens relacionadas: