É normal ter hérnia umbilical na gravidez?
Índice
- É normal ter hérnia umbilical na gravidez?
- Pode fazer cirurgia de hérnia estando grávida?
- Estou grávida e com hérnia?
- É normal sentir dor em volta do umbigo na gravidez?
- Como eliminar hérnia umbilical?
- É normal ter hérnia na gravidez?
- Como é o tratamento para a hérnia umbilical?
- Quais são os riscos na gravidez e parto por hérnia umbilical?
- Como fazer a cirurgia de hérnia?
- Quais são os sintomas de uma hérnia?
É normal ter hérnia umbilical na gravidez?
Durante a gravidez, a pressão do abdômen da mulher aumenta muito e, portanto, pode aparecer uma hérnia umbilical. A doença surge principalmente em mulheres que possuíram o quadro na infância.
Pode fazer cirurgia de hérnia estando grávida?
Não é recomendável, exceto em casos de urgência/emergência. A gravidez é um fator de risco para recidiva da hérnia, uma vez que há aumento da cavidade abdominal.
Estou grávida e com hérnia?
A hérnia inguinal é perigosa na gravidez porque há um risco maior de aumento ou de estrangulamento da hérnia. Durante a gestação, o crescimento da barriga produz uma elevação da pressão intra-abdominal. O estrangulamento ocorre quando a hérnia fica presa na abertura por onde conseguiu extravasar.
É normal sentir dor em volta do umbigo na gravidez?
Embora a dor seja incômoda, a gestante não precisa se preocupar. - A dor no umbigo acontece porque conforme a barriga cresce há estiramento do ligamento fibroso do abdômen que se insere no umbigo, e por isso é comum sentir um desconforto nesta região - explica a ginecologista e obstetra Erica Mantelli.
Como eliminar hérnia umbilical?
O tratamento para a hérnia umbilical, que apresenta sintomas ou que é muito grande, é sempre a cirurgia, chamada herniorrafia. É uma cirurgia simples e que pode ser feita através de um corte na região abdominal ou por laparoscopia.
É normal ter hérnia na gravidez?
A hérnia umbilical na gravidez é mais comum nas mulheres que tiveram hérnia quando eram crianças, uma vez que o aumento da pressão dentro da barriga da gestante faz com que surja uma abertura no músculo abdominal, que já estava fragilizado, permitindo que haja o estufamento de uma pequena porção.
Como é o tratamento para a hérnia umbilical?
O tratamento para a hérnia umbilical, que apresenta sintomas ou que é muito grande, é sempre a cirurgia, chamada herniorrafia. É uma cirurgia simples e que pode ser feita através de um corte na região abdominal ou por laparoscopia.
Quais são os riscos na gravidez e parto por hérnia umbilical?
Os riscos na gravidez ou parto por conta de hérnia umbilical são mínimos. Hérnias abdominais surgem por alterações expressivas do volume abdominal, por ganho de peso ou por gravidez, que podem levar à flacidez, ao acúmulo de excesso de pele, cobrindo parcialmente o umbigo, e ao afastamento dos músculos reto abdominais (1).
Como fazer a cirurgia de hérnia?
Em alguns casos pode ser deixada uma rede de proteção no local da cirurgia, para impedir que a hérnia volte. A cirurgia pode ser realizada em crianças com mais de 5 anos de idade, pelo SUS ou nas clínicas particulares, por 2 métodos diferentes: laparoscopia ou corte no abdômen.
Quais são os sintomas de uma hérnia?
Veja todos os sintomas que podem indicar uma hérnia. Antes da cirurgia o médico cirurgião deve pedir exames pré-operatórios que dependem da idade e se o paciente apresenta alguma doença crônica, mas os mais comuns são raio X do tórax, eletrocardiograma, além do hemograma, glicemia, ureia e creatina.