Como tratar icterícia em recém nascido?

Índice

Como tratar icterícia em recém nascido?

Como tratar icterícia em recém nascido?

O tratamento mais utilizado para a Icterícia em recém nascido é o banho de luz, também chamado de Fototerapia. Esse tratamento é um procedimento seguro utilizado há mais de 30 anos. Na maioria dos casos ele é o único tratamento necessário para baixar os níveis de bilirrubina no sangue do bebê.

Qual a causa de icterícia em Recém-nascido?

Causa da icterícia neonatal A maioria dos casos de icterícia neonatal é fisiológica, acontecendo após 24 a 36 horas do nascimento devido ao fato do fígado do bebê estar pouco desenvolvido, podendo apresentar dificuldades em transformar e eliminar a bilirrubina.

Como verificar a icterícia do recém-nascido?

Durante o exame físico, os médicos verificam a pele do recém-nascido para ver quanto a icterícia progrediu descendo pelo corpo (quanto mais baixo no corpo a icterícia for visível, maior o nível de bilirrubina).

Quais são as icterícias no recém-nascido?

Há vários tipos de icterícia no recém-nascido. Os mais comuns são os seguintes: Icterícia fisiológica (normal): Ocorre em mais de 50% dos recém-nascidos. Esta icterícia é devida à característica própria do bebê que leva a um metabolismo lento da bilirrubina.

Como tratar a icterícia do bebê?

Nessa situação, se não houver acompanhamento, existe o perigo de a criança ter complicações. Como tratar? O bebê deve ser avaliado diariamente, até a normalização dos níveis de bilirrubina. A fototerapia é o tratamento mais indicado, mas só se a icterícia não regredir espontaneamente.

Como se manifesta a icterícia neonatal?

Segundo os especialistas, a icterícia neonatal se manifesta em cerca de 60% dos recém-nascidos, não tem sintomas adicionais nem costuma representar grandes riscos, desde que seja detectada e controlada rapidamente.

Postagens relacionadas: