O que é ruptura do tendão patelar?
O que é ruptura do tendão patelar?
A lesão do tendão patelar, também chamada de “joelho de saltador”, é a inflamação do tendão que carrega o mesmo nome. Ele está localizado bem abaixo da patela e realiza a ligação entre ela e o osso da perna (tíbia).
Como saber se o tendão patelar rompeu?
Diagnóstico
- Dor.
- Edema.
- Hematoma.
- Incapacidade de estender o joelho, a avaliação é feita em decúbito lateral e solicitando ao paciente que realize a extensão completa.
- "GAP" ou um espaço palpável entre as estruturas.
- Crepitação.
- Posição elevada da patela.
- Dificuldade ou impossibilidade da marcha.
Qual a patologia do tendão patelar?
Trata-se de uma patologia que incide sobre o tendão patelar, hoje chamado de ligamento patelar.
Quais são os sintomas da lesão patelar?
Quais são os sintomas da lesão ou ruptura do tendão patelar? A pessoa que sofre uma lesão tem uma dor forte e não consegue dobrar ou estender o joelho. No caso de ruptura completa do tendão, a patela é puxada para cima do quadríceps dado que não está mais ligada a tíbia. O joelho fica inchado, vermelho e quente.
Qual a tendinite patelar?
Tendinopatia patelar. A tendinite patelar, também conhecida como “Joelho do Saltador”, é um tipo de lesão que, geralmente, afeta os atletas envolvidos em esportes de salto e de arremesso, como o vôlei, basquete ou o futebol, que exigem movimentos mais bruscos.
Como é possível viver com uma lesão no tendão?
Em caso de lesão parcial, os tratamentos indicados são a fisioterapia, descanso e o tratamento com hidroterapia. Para a dor e inchaço são úteis as terapias físicas tais como T.E.C.R.® ( Transferência de energia capacitiva e resistiva) e tratamento com laser. É possível viver com uma pequena lesão no tendão.