Quais as causas primárias e as causas secundárias do linfedema?

Índice

Quais as causas primárias e as causas secundárias do linfedema?

Quais as causas primárias e as causas secundárias do linfedema?

Ouça em voz altaPausarO linfedema primário é congênito. Geralmente ele é causado pela má formação de canais linfáticos ou gânglios linfáticos. O linfedema secundário é um edema que se desenvolve durante a vida do paciente e não é congênito. Ele pode ser causado por operações, infecções ou lesões, por exemplo.

Qual a cirurgia para o linfedema de pernas e pés?

Cirurgia: pode ser indicada em caso de linfedema na região genital, e no linfedema de pernas e pés de causa primária.

Como tratar o linfedema?

Devemos lembrar que o linfedema é uma doença crônica, e o tratamento é paliativo, visando sobretudo a evitar a piora ou evolução do problema.

Por que o linfedema pode acontecer depois de uma cirurgia?

Essa situação pode acontecer depois de uma cirurgia, além de também ser comum depois da retirada de gânglios linfáticos afetados por células malignas, devido ao câncer, por exemplo. Apesar de raro, o linfedema também pode ser congênito e se manifestar no bebê, mas é mais comum nos adultos devido a infecções ou complicações do câncer.

Qual o melhor tratamento para linfedema crónico?

No Linfedema crónico não existe consenso quanto ao melhor tratamento. Bombas externas que ajudam o movimento da linfa ao longo do corpo. A cirurgia é reservada para casos muitíssimo específicos. Situações em que os braços ou pernas são tão volumosos que impedem os movimentos normais.

Postagens relacionadas: