Como tratar a discalculia verbal?
Como tratar a discalculia verbal?
O psicopedagogo é o profissional indicado no tratamento da discalculia, que é feito em parceria com a escola onde a criança estuda. Geralmente os professores desenvolvem atividades específicas com esse aluno, sem isolá-lo do restante da turma.
Como ensinar uma pessoa com discalculia?
Estratégias para trabalhar o aluno com discalculia
- Fale ou escreva. ...
- Desenhe. ...
- Divida as tarefas em etapas. ...
- Use objetos. ...
- Revise. ...
- Aulas de reforço. ...
- Ferramentas e tecnologia. ...
- Adaptações em sala de aula.
Quem é Ladislav KOSC?
A discalculia foi identificada pela primeira vez em 1974, pelo investigador Checoslovaco Ladislav Kosc, e foi descrita como uma “dificuldade específica no desempenho matemático, apesar da evidência de um funcionamento cognitivo normal”.
Como fazer o tratamento para a discalculia?
O tratamento para a discalculia deve ser feito em conjunto pelos pais, familiares, amigos e professores e consiste em ajudar a criança a desenvolver estratégias que permitam contornar o seu problema.
Como se trata o transtorno de discalculia?
O transtorno de discalculia possui uma ampla rede de dificuldades associadas às matemáticas, e suas características e sintomas variarão dependendo da idade de cada criança. Os sintomas podem estar combinados e ser apresentados de forma diversa em cada caso.
Como diagnosticar a discalculia?
Por isso, é importante acompanhar a trajetória do seu filho na escola. Para diagnosticar a discalculia, os profissionais aplicam um conjunto de testes. Eles visam descobrir se existe a condição e se ela está ligada a outras, como dislexia ou Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade ( TDAH ).
Quais os tipos de discalculia?
Ladislav Kosc descreveu seis tipos de discalculia: a discalculia léxica, discalculia verbal, discalculia gráfica, discalculia operacional, discalculia practognóstica e discalculia ideognóstica. Discalculia léxica: dificuldade na leitura de símbolos matemáticos;