Qual o tratamento para nefrite lúpica?
Índice
- Qual o tratamento para nefrite lúpica?
- O que é a nefrite lúpica?
- O que causa a nefrite lúpica?
- O que acontece quando o lúpus ataca os rins?
- Qual o melhor tratamento para nefrite?
- Qual é a forma mais comum é considerada a mais grave de nefrite lúpica?
- Quais os sintomas da nefrite lúpica?
- O que é uma pessoa lúpica?
- O que fazer quando o lúpus ataca os rins?
- Quais os sintomas da nefrite crônica?
- Como é feito o tratamento da nefrite aguda?
- Quais as causas do aparecimento de uma nefrite?
Qual o tratamento para nefrite lúpica?
O tratamento da nefrite lúpica normalmente é iniciado com o uso de remédios, receitados pelo médico, para diminuir a resposta do sistema imune e diminuir a inflamação nos rins. Alguns desses medicamentos são corticoides, como a prednisona e imunossupressores.
O que é a nefrite lúpica?
SOBRE A NEFRITE LÚPICA No lúpus eritematoso sistêmico, o sistema imunológico ataca os próprios tecidos e, em níveis avançados, pode atingir órgãos internos como os rins. Quando isso acontece, a inflamação é chamada de nefrite lúpica.
O que causa a nefrite lúpica?
Nefrite lúpica é a glomerulonefrite causada por lúpus eritematoso sistêmico. Os achados clínicos incluem hematúria, proteinúria de níveis nefróticos e uremia em estágios mais avançados. O diagnóstico baseia-se em biópsia renal.
O que acontece quando o lúpus ataca os rins?
Quando o lúpus é do tipo sistêmico e suas inflamações chegam até os tecidos renais, a ação de filtragem de toxinas exercida pelos rins fica comprometida. Quando isso acontece, temos um caso de inflamação chamado de nefrite lúpica.
Qual o melhor tratamento para nefrite?
Como é o tratamento O tratamento vai depender do tipo de nefrite e, por isso, no diagnóstico de uma nefrite aguda o tratamento pode ser feito com repouso absoluto, controle da pressão arterial e redução do consumo de sal. Se a nefrite aguda foi provocada por uma infecção, o nefrologista pode prescrever um antibiótico.
Qual é a forma mais comum é considerada a mais grave de nefrite lúpica?
Classe IV: nefrite lúpica proliferativa difusa, na qual as lesões histológicas são semelhantes às da classe III, porém com acometimento de mais de 50% dos glomérulos. É a forma mais grave de nefrite lúpica.
Quais os sintomas da nefrite lúpica?
Sinais e sintomas do lúpus renal Hematúria (sangue na urina); Urina espumosa (devido ao excesso de proteínas); Tensão arterial alta (hipertensão arterial);
O que é uma pessoa lúpica?
Nas pessoas que têm lúpus, o sistema imunológico ataca diferentes partes do próprio corpo, incluindo os rins. Cerca de metade das pessoas com lúpus tem problemas renais. Estima-se que uma em cada 10 pessoas com doença nos rins devido ao lúpus (nefrite lúpica) pode desenvolver insuficiência renal.
O que fazer quando o lúpus ataca os rins?
Tratamento do lúpus renal
- Fazer uma dieta saudável e evitar alimentos com muito sal;
- Prescrição de medicamentos (remédios) para diminuir a tensão arterial e inflamação dos rins como corticosteroides;
- Prescrição de imunossupressores: fármacos que impedem o sistema imunitário de atacar as células saudáveis;
- Entre outros.
Quais os sintomas da nefrite crônica?
Além destes sintomas, na nefrite crônica pode surgir perda de apetite, náuseas, vômitos, fadiga, insônia, coceira e câimbras.
Como é feito o tratamento da nefrite aguda?
Como é feito o tratamento. O tratamento depende do tipo de nefrite e, por isso, se se tratar de uma nefrite aguda o tratamento pode ser feito com repouso absoluto, controle da pressão arterial e redução do consumo de sal. Se a nefrite aguda foi provocada por uma infecção, o nefrologista pode prescrever um antibiótico.
Quais as causas do aparecimento de uma nefrite?
Existem várias causas que podem levar ao aparecimento de uma nefrite, como: Uso excessivo de medicamentos como alguns analgésicos, antibióticos, anti-inflamatórios não esteroides, diuréticos, anticonvulsivantes, inibidores da calcineurina como ciclosporina e tacrolimo; Infecções por bactérias, vírus e outros;