Qual o primeiro sinal a aparecer decorrente de uma neuropatia periférica em um paciente diabético?
Índice
- Qual o primeiro sinal a aparecer decorrente de uma neuropatia periférica em um paciente diabético?
- O que é neuropatia periférica nos pés?
- Como surge a Neuropatia Diabética?
- Como acontece com a neuropatia periférica?
- Por que a vitamina E pode causar neuropatia periférica?
- Qual a neuropatia periférica da diabetes?
- Quais os medicamentos prescritos para neuropatia periférica?
Qual o primeiro sinal a aparecer decorrente de uma neuropatia periférica em um paciente diabético?
O desenvolvimento da neuropatia periférica pode ser lento, não apresentando sintomas nas fases iniciais, mas que com o tempo podem surgir dor, formigamento, sensação de queimação ou perda de sensibilidade da região afetada.
O que é neuropatia periférica nos pés?
Neuropatia periférica é uma patologia que atinge os nervos dos pés e das mãos, causando uma sensação frequente de formigamento. O problema é grave e, na maioria das vezes, recorrente de tratamentos oncológicos ou de diabetes.
Como surge a Neuropatia Diabética?
No caso do diabetes, existe uma diminuição do oxigênio que chega aos nervos através de pequenos vasos sanguíneos, e também ocorre a formação de um processo inflamatório, ambos levando ao mau funcionamento dos nervos e causando a neuropatia diabética.
Como acontece com a neuropatia periférica?
Isso não acontece com a neuropatia periférica, problema que afeta os nervos das extremidades do corpo. As manifestações da doença são incômodas, mas nem sempre o indivíduo dá a devida atenção a elas ou sabe traduzir o que sente para o médico.
Por que a vitamina E pode causar neuropatia periférica?
A vitamina E e niacina também são fundamentais neste sentido. Não ter quantidade suficiente dessas vitaminas no corpo pode levar a danos no sistema nervoso periférico. Doença renal, doença hepática, doenças do tecido conjuntivo, hipotireoidismo e amiloidose também podem causar neuropatia periférica.
Qual a neuropatia periférica da diabetes?
A neuropatia periférica é a complicação mais comum da diabetes, capaz de comprometer todos os tecidos do corpo e ser causa de significativa morbilidade e mortalidade. Prevê-se que atinja 50% da população diabética, pelo que a prevenção é fundamental para evitar complicações como a síndrome do pé diabético e possíveis amputações.
Quais os medicamentos prescritos para neuropatia periférica?
Os medicamentos prescritos para neuropatia periférica servem para reduzir as dores nos pés, pernas e braços, mas é importante saber que eles muitas vezes acabam não surtindo efeito sobre uma eventual sensibilidade perdida nessas regiões. Os principais remédios indicados por médicos são: