O que pode provocar o descolamento de retina?
O que pode provocar o descolamento de retina?
O descolamento de retina pode ser consequência de traumas, diabetes, distúrbios inflamatórios, ou simplesmente não aparentar uma causa subjacente, na maioria dos casos. Pacientes com miopia também estão mais propensos a adquirir o problema.
O que significa deslocamento da retina?
(Deslocamento da retina) O descolamento da retina é a separação da retina (estrutura transparente e sensível à luz localizada na parte posterior do olho) da camada subjacente à qual está colada.
Quais são os sintomas do descolamento da retina?
Outro dos sintomas frequentes no descolamento da retina é a perceção de “flashes de luz” no olho afetado. Este fenómeno é chamado de fotopsia. Outro dos sintomas frequentes é percepção de uma sombra ou cortina no campo visual que vai aumentando à medida que o descolamento progride e finalmente ocorre a perda de visão central.
Como reverter o descolamento da retina?
Enquanto a retina não tiver se desgrudado propriamente, dá para reverter a situação com tratamento à laser. Ao atingir a parte fragilizada, a mini-queimadura provocada pela técnica promove uma cicatrização que fecha o rasgo. “Dessa maneira, prevenimos que o descolamento ocorra”, afirma o médico.
Por que as lentes causam descolamento de retina?
Lentes de contato causam descolamento de retina? Essa é uma crença popular que não passa de coincidência. O que aumenta o risco não é a lente, mas o motivo pelo qual a utilizamos. “A maioria das pessoas que põem lentes de contato são pacientes com miopia elevada.
Como funciona a cirurgia de deslocamento de retina?
Na cirurgia de deslocamento de retina (ou operação) existem vários processos de tratamento, tendo todos eles como denominador comum encontrar e proteger as rasgaduras e buracos na retina. Todos os procedimentos cirúrgicos seguem os mesmos princípios gerais, a saber: Aliviar o presente (e futuro) de tração vítreo-retiniana.