Qual o sintoma de nódulo no pulmão?
Qual o sintoma de nódulo no pulmão?
No geral, eles são diagnosticados em um exame de raio-X ou em uma tomografia de rotina — ou, ainda, na busca por outro problema. No entanto, quando sintomáticos, os nódulos provocam dores no peito, dificuldade para respirar, sensação de falta de ar e um grande cansaço.
Como identificar o nódulo no pulmão?
O nódulo no pulmão pode ser identificado em um simples exame de rotina, por isso é importante estar com seu checkup em dia. Um raio X de tórax ou uma tomografia computadorizada basta para isso. Durante o exame pode ser identificado alguns caroços diferentes, eles podem ser:
Qual o tratamento para um nódulo?
O tratamento para um nódulo depende de seu tipo e tamanho. Depois de identificado, em um exame de rotina, deve-se procurar um pneumologista, que vai determinar a necessidade de tratar ou não. Isso porque a maioria dos nódulos benignos não precisam ser retirados.
Qual a causa dos nódulos malignos do pulmão?
Os nódulos benignos geralmente são causados por cicatrizes resultantes de pneumonias e outras doenças do pulmão, como bronquite. Já os malignos podem ser provocados pelo tabagismo ou pelo contato persistente com a fumaça do cigarro (fumantes passivos), entre outras causas comuns ao câncer de pulmão.
Qual o aspecto do nódulo pulmonar?
O nódulo pulmonar é algum tipo de inflamação, infecção para defesa do organismo ou a cicatriz de uma doença curada no pulmão e eles geralmente não doem. Esse caroço no pulmão pode se apresentar em dois aspecto, veja: benigno, ou seja, não apresenta nenhum risco para saúde, é o caso de uma cicatriz, por exemplo.