Quais tratamentos podem ser indicados para onicomicose?
Índice
- Quais tratamentos podem ser indicados para onicomicose?
- Qual o nome do fungo que causa a onicomicose?
- Como o Podologo trata a onicomicose?
- Como é feito o diagnóstico de onicomicose?
- Quais são as formas clínicas de onicomicose?
- Quais fatores interferem no tratamento das onicomicoses?
- Como as onicomicoses podem ser transmitidas?
- Quais são os subtipos da onicomicose?
Quais tratamentos podem ser indicados para onicomicose?
As opções para o tratamento tópico são várias, sendo: amorolfina, tioconazol , cicloporix olamina e butenafina, todos em esmalte. O tratamento de escolha da onicomicose é o sistêmico (medicamentoso). A terapia combinada tópica e sistêmica tem pouca evidência a seu favor, não devendo ser utilizada.
Qual o nome do fungo que causa a onicomicose?
Pode ser causada por fungos dermatófitos, leveduras ou fungos não-dermatófitos. Os fungos dermatófitos são de longe a causa mais comum de onicomicose, representando quase 90% dos casos, sendo o Trichophyton rubrum o principal agente etiológico, seguido pelo Trichophyton mentagrophytes.
Como o Podologo trata a onicomicose?
Os tratamentos podológicos de onicomicose consistem no rebaixamento das unhas e procedimentos de limpeza, que ajudam na actuação da medicação farmacológica e na reeducação ungueal, por forma a garantir o correcto crescimento da unha e para que esta volte a adquirir a sua configuração normal.
Como é feito o diagnóstico de onicomicose?
Para confirmar o diagnóstico de onicomicose, o médico pode ter que examinar uma amostra dos resíduos da unha ao microscópio e, às vezes, cultivar esta amostra para determinar o fungo causador da infecção ou cortar parte da unha e fazer um teste chamado reação em cadeia da polimerase (PCR).
Quais são as formas clínicas de onicomicose?
As formas clínicas de onicomicose dependem da porta de entrada e agente infectante. Entre os agentes etiológicos que causam estas lesões destacam-se as leveduras, os der- matófitos e os fungos filamentosos não-dermatófitos. Os dermatófitos geralmente são considerados os principais agentes causais, seguidos pelas leveduras.
Quais fatores interferem no tratamento das onicomicoses?
No tratamento das onicomicoses, além do diagnóstico preciso, vários fatores interferem na escolha do melhor método terapêutico e no resultado final do tratamento. 4.1 Fatores epidemiológicos 6,7,8 a) Fatores inerentes à idade, em especial aos grupos etários abaixo de 10 anos e acima de 60 anos.
Como as onicomicoses podem ser transmitidas?
As onicomicoses podem ser transmitidas de forma direta, por contato pessoa a pessoa, ou indi- retamente, por roupas de cama, vestuários, calçados e utensílios contaminados com propágulos fúngicos, que são originados do solo, liberados juntos com pêlos ou material de descamação da pele (10).
Quais são os subtipos da onicomicose?
A onicomicose tem seis subtipos principais, como se segue: 1 Onicomicose subungueal lateral distal 2 Onicomicose superficial branca 3 Onicomicose subungueal proximal 4 Onicomicose Endonyx 5 Onicomicose por Candida 6 Onicomicose distrófica total More ...