Como evitar o melasma durante a gravidez?

Índice

Como evitar o melasma durante a gravidez?

Como evitar o melasma durante a gravidez?

Para evitar que as manchas piorem, além dos cuidados com a proteção solar, é possível utilizar cremes com ativos como ácido azelaico, ácido glicólico (em concentrações baixas), vitamina C pura e alguns derivados da soja para controlar a hiperpigmentação.

Qual tratamento para melasma na gravidez?

Os ácidos mais usados são o retinóico ou tretinoína, o glicólico, o azelaico e adapaleno. O único ácido que, comprovadamente, pode ser usado no período da gestação e aleitamento é o ácido azelaico.

O que causa melasma na gravidez?

Esta hiperpigmentação da pele, também conhecida como melasma, é causada pelas alterações hormonais comuns da gestação além de fatores genéticos e exposição excessiva ao sol.

O que é melasma gestacional?

O melasma são manchas escuras que surgem na pele da gestante e são muito comuns na gravidez, principalmente no rosto. Há também o escurecimento em regiões como mamilos, a linha do meio da barriga e vulva, pois é uma característica do organismo feminino durante essa fase.

Pode usar vitamina C no rosto durante a gravidez?

Segundo a dermatologista Denise Steiner, cremes com vitamina C não interferem na gravidez e podem ser usados à noite, para ajudar a clarear a pele. 'Depois do desmame, é possível fazer um tratamento com ácido retinóico para melhorar as manchas', explica a dermatologista Lígia Kogos.

Qual a causa do surgimento de melasma na gravidez?

Existem duas causas possíveis para o surgimento de melasma na gravidez: genética e hormônios. A pré disposição para o escurecimento na pele é o mais comum. Muitas mulheres infelizmente em contato direto com o sol são pré dispostas a terem manchas escuras.

Como tratar o melasma?

Para tratar o melasma, que é composto por manchas escuras na pele, podem ser usados cremes clareadores, como a hidroquinona ou tretinoína, ou feitos tratamentos estéticos, como laser, peeling químico ou microagulhamento, orientados pelo dermatologista. O melasma é mais comum em regiões expostas ao sol, como o rosto, por isso, ...

Por que o melasma é mais comum no rosto?

O melasma é mais comum em regiões expostas ao sol, como o rosto, por isso, é muito importante o uso de protetor solar para que o clareamento seja satisfatório e para que não surjam novas lesões.

Como Prevenir a pigmentação na mulher grávida?

Segundo a Dra. Vanessa Metz, da clínica homônima localizada no Rio de Janeiro, a tendência à pigmentação acontece em todo corpo da mulher grávida. “É como se os melanoses solares recebessem uma ativação", comentou, afirmando que a prevenção é a melhor solução. Saiba mais sobre como tratar e prevenir o problema.

Postagens relacionadas: