É possível ter TDAH e transtorno bipolar?
Índice
- É possível ter TDAH e transtorno bipolar?
- Qual a diferença entre transtorno bipolar e transtorno afetivo bipolar?
- O que pode ser confundido com TDAH?
- Quais são os sintomas do TDAH?
- Quem é o transtorno bipolar?
- Qual a avaliação necessária para o tratamento do TDAH?
- Como se manifesta o TDAH na infância?
É possível ter TDAH e transtorno bipolar?
Sim é possível ter esta comorbidade. É preciso fazer o tratamento para os dois transtornos. Em geral, a estabilização do humor precede o tratamento para o TDAH. Uma vez que a mesma favorecerá uma melhora no quadro de desatenção e hiperatividade, se for o caso.
Qual a diferença entre transtorno bipolar e transtorno afetivo bipolar?
A bipolaridade é um transtorno da ordem do afeto. O nome completo é transtorno afetivo bipolar. Transtorno bipolar seria só uma forma abreviada de falar. A diferença fica apenas no nome, o que importa lembrar é que temos dois tipos de bipolaridade, o transtorno bipolar tipo 1 e o transtorno bipolar tipo 2.
O que pode ser confundido com TDAH?
Os sintomas do Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) são muitas vezes mais fáceis de serem detectados em crianças. Em adultos, o distúrbio pode ser confundido com desleixo ou preguiça. A incompreensão e falta de tratamento pode levar a problemas na vida social e profissional destas pessoas.
Quais são os sintomas do TDAH?
E os sintomas não devem ser mais explicados dentro de outro transtorno mental, como transtorno bipolar, transtorno de personalidade, entre outros. O TDAH pode se apresentar com sintomas de desatenção e de hiperatividade ou impulsividade. De acordo com a quantidade desses sintomas, podemos classificar o TDAH em três subtipos: NÃO PARE AGORA...
Quem é o transtorno bipolar?
O Transtorno Bipolar (TB) foi identificado recentemente pela medicina, há cerca de 20 anos. A doença, antes conhecida como psicose maníaco-depressiva, caracteriza-se pela alteração de humor de uma pessoa, que oscila entre episódios de forte depressão e de euforia, também chamada de mania.
Qual a avaliação necessária para o tratamento do TDAH?
Avaliações com psicólogo, fonoaudiólogo, psicomotricista, otorrinolaringologista, oftalmologista, e outros, podem ser necessárias, conforme a demanda de cada caso. Os psicoestimulantes são o padrão-ouro no tratamento do TDAH até os dias atuais.
Como se manifesta o TDAH na infância?
Os sintomas de TDAH podem se manifestar no início da infância. No entanto, o diagnóstico pode ficar mais evidente a partir do momento que a criança vai para a escola, pois a criança com TDAH pode apresentar dificuldade em prestar atenção à aula, responder as questões sem terminar de ler e não conseguir ficar parado.