O que é uma periostite?

Índice

O que é uma periostite?

O que é uma periostite?

A periostite ou canelite, como é mais conhecida popularmente, é um processo inflamatório do periósteo, uma camada de tecido conjuntivo, como se fosse uma malha, que envolve os ossos inteiros.

O que causa a periostite?

Dentre as causas da periostite encontram-se: Infecção, como, por exemplo, a sífilis, que pode causar periostite em recém-nascidos; Trauma, frequentemente acometendo áreas que ficam mais expostas, como a diáfise da tíbia (o meio do osso da canela, também chamado, nesse caso, de canelite);

O que é uma Osteite?

A osteíte condensante caracteriza-se por uma densidade óssea aumentada, difusa ou bem definida, cuja esclerose é confinada aos limites do osso. A etiologia pode ser uma infecção. Clinicamente é assintomática, com predileção pelo sexo feminino. Frequentemente é comum em dentes portadores de trauma.

Quais os sintomas de esclerite?

Esclerite é uma inflamação grave, destrutiva e com risco à visão. Os sintomas incluem dor profunda e chata; fotofobia e lacrimejamento; e rubor ocular difusa ou focal. O diagnóstico é feito clinicamente e com lâmpada de fenda.

Porque o osso da canela dói?

A síndrome do estresse tibial medial ou periostite medial da tíbia é popularmente conhecida como “canelite”. Essa síndrome é uma inflamação do osso da canela, a tíbia, ou dos tendões e músculos que estão inseridos nesse osso. A canelite é caracterizada por dor na canela, principalmente durante atividades físicas.

Quais são os sintomas da periostite?

Ela apresenta como sintomas principais a dor e inchaço regional e, às vezes, aumento da temperatura local. A dor causada por uma periostite surge tipicamente no início da atividade e diminui posteriormente à medida que essa atividade continua sendo realizada, podendo desaparecer com o repouso.

Como evolui a periostite?

A periostite infecciosa exige tratamento imediato para evitar complicações. Como evolui a periostite? Quase sempre, o processo inflamatório, adequadamente tratado, dura 5 ou 6 dias. Menos frequentemente a periostite pode tornar-se crônica e permanente.

Quais são as chances de desenvolver periostite?

Nas periostites não infecciosas geralmente há uma acumulação de fuido sero-mucoso no espaço subperiósteo, às vezes, em grande quantidade (até dois litros). Os atletas têm maiores chances de desenvolverem periostite, especialmente quando praticam atividades de alto impacto e/ou de contato físico.

Postagens relacionadas: