Quais os sintomas de rubéola em bebê?

Índice

Quais os sintomas de rubéola em bebê?

Quais os sintomas de rubéola em bebê?

7 principais sintomas de rubéola

  • Febre até 38ºC;
  • Secreção nasal, tosse e espirros;
  • Dor de cabeça;
  • Mal estar;
  • Gânglios aumentados, especialmente próximos ao pescoço;
  • Conjuntivite;
  • Manchas vermelhas na pele que causam coceira.

O que causa rubéola em bebês?

É causada por um vírus do gênero Rubivirus, o Rubella vírus. A rubéola é uma doença infecto-contagiosa que acomete principalmente crianças entre cinco e nove anos. A transmissão acontece de uma pessoa a outra, geralmente pela emissão de gotículas das secreções respiratórias dos doentes.

Como é rubéola em bebê?

A rubéola é uma infecção viral contagiosa que geralmente causa sintomas leves, como dor nas articulações e uma erupção cutânea, mas pode causar graves deficiências congênitas se a mãe for infectada com rubéola durante a gravidez.

Quais são os sintomas da rubéola?

Sintomas Sintomas de Rubéola Os principais sintomas da rubéola costumam ser leves e difíceis de serem notados, especialmente em crianças. Quando surgem, os sinais da doença demoram geralmente de duas a três semanas após a exposição com o vírus para se manifestar e duram, em média, de dois a três dias.

Quais os efeitos da vacina contra a rubéola?

Existem ainda efeitos que só aparecem mais tarde na vida da criança, como dificuldades de aprendizagem ou diabete. A boa notícia é que existe vacina contra a rubéola, normalmente aplicada dentro da tríplice viral (para sarampo, rubéola e caxumba) ou da tetra viral (para sarampo, rubéola, caxumba e catapora).

Como fazer um exame de sangue contra a rubéola?

Também pode ser feito um exame de sangue para verificar se a pessoa está protegida contra a rubéola. Todas as mulheres com possibilidade de engravidar deveriam fazer esse exame. Se o exame der negativo, elas receberão a vacina. Os exames são feitos confirmação ou descarte de casos, como titulação de anticorpos IgM e IgG para rubéola.

Posso contrair a rubéola durante a gestação?

Contrair a doença durante o primeiro trimestre da gestação pode causar sérios riscos à saúde do bebê, podendo inclusive levar à má-formação de órgãos e à interrupção da gravidez. A rubéola, durante a gestação, é a principal causa de surdez congênita.

Postagens relacionadas: