O que fazer para amenizar as sequelas da chikungunya?

Índice

O que fazer para amenizar as sequelas da chikungunya?

O que fazer para amenizar as sequelas da chikungunya?

“Em casos de sequelas mais graves, e sob avaliação médica conforme cada caso, pode ser recomendado tratamento medicamentoso a longo prazo e fisioterapia”, orienta, destacando a importância da avaliação do especialista já no início dos sintomas.

Porque a Chikungunya causa dores nas articulações?

“O primeiro está relacionado à inflamação em si e é muito parecido com a artrite reumatoide, enquanto o segundo não tem esse caráter inflamatório e não sabemos ainda a razão de ele aparecer”, conta. Suspeita-se que as próprias partículas do vírus ficam presas nas articulações e estejam por trás desse sintoma doloroso .

Quais são os tratamentos para a chikungunya?

“Sessões de acupuntura, fisioterapia e bloqueios periféricos e venosos são alguns exemplos de tratamentos que podem ser aliados no alívio da dor provocada pela Chikungunya”, esclarece a Dra.

Será que ela ainda sofre com chikungunya?

Só você sentindo para entender”, diz ela, que foi diagnosticada com chikungunya. Hoje, três meses depois, ainda sofre com a doença. A situação não é muito diferente da arquiteta Carina Macêdo, 28. Também infectada com chikunguya em abril, ela ainda lida com as dores.

Como tratar a febre chikungunya?

Independentemente do estágio em que a febre chikungunya se encontra, existe tratamento para as dores articulares. Os pacientes que não desenvolvem a versão inflamatória da doença são tratados com analgésico, fisioterapia e atividade física. O objetivo é amenizar a dor, a rigidez e a dificuldade em movimentar as articulações.

Por que a chikungunya é insuportável?

No outro dia, já estava insuportável”, conta Carina. Se tem algo que diferencia a chikungunya de outras arboviroses, é a dor. Conhecida no Brasil desde 2014, ela se tornou uma das “primas” da dengue - justamente por ser transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que ainda é vetor da zika e da febre amarela.

Postagens relacionadas: