Como tratar prolapso retal em gato?

Índice

Como tratar prolapso retal em gato?

Como tratar prolapso retal em gato?

O tecido é removido cirurgicamente e uma sutura específica é realizada para correta cicatrização do reto. Nos casos em que o prolapso torna-se recorrente, além da redução, sutura parcial do ânus e manejo dietético, uma técnica chamada “colopexia” pode ser necessária.

Quais as causas de prolapso retal em gatos?

No geral, o prolapso retal em gatos tem causas como:

  • Trauma, como atropelamento ou queda, por exemplo;[1]
  • Diarreia;
  • Tenesmo (vontade e tentativa de evacuar, mesmo quando não há necessidade),

Qual a causa do prolapso anal em gatos?

Não há uma causa específica para essa condição em gatos, mas os veterinários fazem a verificação para detecção de doenças que causam irritação e desconforto, e trabalham no sentido de sua resolução. Com diagnóstico e tratamento apropriados, o prolapso anal pode ser controlado ou eliminado.

Quais são os sinais clínicos do animal quando possui prolapso retal?

Os sinais clínicos que o animal apresenta quando possui prolapso retal são bem clássicos, porém é importante que a avaliação seja feita por um médico veterinário.

Qual o tratamento para o prolapso retal?

O tratamento para o prolapso retal é feito de acordo com a causa. Quando o prolapso retal é causado pelo excesso de força para evacuar e prisão de ventre, o tratamento inclui a compressão das nádegas, o aumento do consumo de fibras na alimentação e da ingestão de 2 litros de água por dia, por exemplo, para promover a entrada do reto.

Qual a causa do prolapso?

O tratamento é feito de acordo com a causa do prolapso, sendo normalmente indicado pelo médico o aumento do consumo de fibras e da ingestão de água, por exemplo, para favorecer a volta natural do reto.

Postagens relacionadas: