O que causa traqueobronquite infecciosa canina?

Índice

O que causa traqueobronquite infecciosa canina?

O que causa traqueobronquite infecciosa canina?

Ouça em voz altaPausarA doença pode ser causada por diversos agentes, bactérias como a Bordetella bronchiseptica, o herpesvírus canino, vírus da parainfluenza canina ou VPIC, vírus da cinomose, adenovírus caninos (AVC) dos tipos 1 e 2, microplasmas e ureaplasmas.

Como tratar traqueobronquite em cães?

Ouça em voz altaPausarNão existe tratamento específico para a Traqueobronquite, mas é dado um tratamento suporte para o bem estar do animal. O veterinário pode optar ou não pelo uso de antibióticos, corticoides, broncodilatadores, antitussígenos e mucolíticos.

O que é traqueobronquite infecciosa?

Ouça em voz altaPausarA traqueobronquite é um processo inflamatório que acomete a traqueia e os brônquios. Essa inflamação pode ser de origem mecânica (sondas, corpos estranhos) ou infecciosa. Embora o processo muitas vezes fique limitado à porção mais superior do trato respiratório, se não tratado, pode levar à pneumonia.

Como curar a tosse dos canis?

Ouça em voz altaPausar“Normalmente, são indicados antitussígenos e broncodilatadores para diminuir os desconfortos dos sintomas da tosse dos canis até curar. Em casos mais graves, o veterinário poderá indicar o uso de antibióticos tópicos e mais raramente sistêmicos.

Qual o medicamento para tosse dos canis?

Ouça em voz altaPausarTossicanis é um expectorante, antitussígeno e fluidificante desenvolvido exclusivamente para cães e utilizado no tratamento das traqueobronquites, broncopneumonias e suas manifestações. Alivia a tosse, irritações da traqueia e brônquios.

O que causa a traqueobronquite?

Ouça em voz altaPausarGeralmente, a traqueobronquite surge após uma infecção nas vias respiratórias, como gripe, rinite ou sinusite, por exemplo, mas também pode ser causada por uma reação alérgica a pelo de animais ou fumaça de cigarro, por exemplo, sendo, nestes casos, semelhante à asma.

Qual o tratamento para tosse dos canis?

Ouça em voz altaPausar“Normalmente, são indicados antitussígenos e broncodilatadores para diminuir os desconfortos dos sintomas da tosse dos canis até curar. Em casos mais graves, o veterinário poderá indicar o uso de antibióticos tópicos e mais raramente sistêmicos.

Como curar a traqueobronquite?

Ouça em voz altaPausarA traqueobronquite tem cura e, normalmente, o tratamento é feito durante 15 dias com remédios broncodilatadores e antibióticos, caso se trate de uma infecção bacteriana.

Como tratar Bordetella em cães?

Ouça em voz altaPausarPara a terapia antibiótica, as tetraciclinas estão entre os antibióticos mais efetivos contra a Bordetella, tanto pela susceptibilidade da bactéria a este grupo de antibióticos quanto pela alta concentração do fármaco que é alcançada no trato respiratório (Bemis, 1992).

Qual o prognóstico da traqueobronquite canina?

O prognóstico da traqueobronquite canina é excelente, devido à sua progressão auto-limitada e sem necessidade de tratamento. Apenas é necessário ter em consideração que se podem produzir infeções bacterianas secundárias durante a progressão da doença, e que necessitam de tratamento.

Por que a traqueobronquite infecciosa pode ser prevenida?

Normalmente a Traqueobronquite Infecciosa se diferencia de outras doenças por ser muito contagiosa, pelo período de incubação de 3 a 10 dias 7 e pela baixa gravidade na maioria dos casos. A Traqueobronquite Infecciosa Canina pode ser prevenida basicamente de 3 maneiras.

Como Prevenir a bronquite infecciosa canina?

A Traqueobronquite Infecciosa Canina pode ser prevenida basicamente de 3 maneiras. A principal é a vacinação, que produz anticorpos específicos para os dois possíveis causadores da doença: Bordetella bronchiseptica e o vírus da parainfluenza canina. Evitar levar o pet em locais com muitos animais juntos reduz as chances de contágio.

Como evitar que seu cão tenha tosse de canil?

Ao agendar a consulta, diga à recepcionista de que suspeita que seu cão possui tosse de canil. Ela pode pedir que você aguarde do lado de fora até que o veterinário peça que entre para reduzir o risco de contaminar outros pacientes na sala de espera. Se recomendado, compre antibióticos. O veterinário pode ou não prescrever antibióticos para o cão.

Postagens relacionadas: