Como tratar a periodontite na gravidez?

Índice

Como tratar a periodontite na gravidez?

Como tratar a periodontite na gravidez?

O tratamento periodontal pode e deve ser realizado. Mas, deve ser feito de preferência no segundo trimestre da gravidez e com o consentimento do médico que acompanha a grávida. No terceiro trimestre da gravidez, também é possível realizar o procedimento.

Quais riscos da periodontite para a gestação?

Uma revisão de estudos das universidades Pedagógica e Tecnológica da Colômbia e Miguel Hernández de Elche, na Espanha, revelou que gestantes com periodontite (infecção que destrói a gengiva e até os ossos que dão suporte aos dentes) correm um risco duas vezes maior de passarem por um parto prematuro.

Quem tem periodontite pode engravidar?

Pesquisa mostrou que mulheres com doenças periodontais demoram cerca de dois meses a mais para engravidar. Quando chega a hora de engravidar, muitas mulheres já agendam todos os exames ginecológicos recomendados para ter uma gestação tranquila.

Quais os riscos para o feto de uma gestante portadora de doença periodontal não controlada tratada?

gingivalis antes e durante a gravidez pode provocar efeitos deletérios sobre o desenvolvimento do feto, como malformação fetal, retardo de crescimento e até morte fetal.

Como tratar abscesso dentário na gravidez?

Na presença de inchaço ou abcesso, a aplicação de compressas frias ou gelo envolvido num pano para não queimar a pele e aplicar na parte externa da face.

Qual a relação entre diabetes e doença periodontal?

A doença periodontal é altamente prevalente nos indivíduos diabéticos. Nesses indivíduos, o controle deficiente do biofilme dental pode favorecer a instalação da doença periodontal com maior severidade e velocidade de progressão do que aquela observada em indivíduos não diabéticos.

Como é a relação da gravidez é doença periodontal?

Na gestação, a mulher está mais predisposta a ter a doença periodontal, devido à alta concentração hormonal deste período. A gestante é exposta a altas concentrações de hormônios esteroides produzidos pela placenta, necessários para o bom desenvolvimento fetal.

Qual a principal relação entre parto prematuro e a doença periodontal?

Diversos estudos sugerem que a doença periodontal pode ser fator de risco para o parto pré-termo e/ou baixo peso ao nascer. Outros dados analisados , porém, não demonstraram haver correlação significativa entre doença periodontal e parto prematuro.

O que é periodontite?

Periodontite (ou doença periodontal) é uma infecção bacteriana dos tecidos, ligamentos e ossos específicos que envolvem e sustentam seus dentes, coletivamente conhecidos como periodonto. É a segunda fase da doença da gengiva e ainda mais grave.

Por que a doença periodontal pode afetar a saúde da gravidez?

Pesquisas recentes mostram que a doença periodontal pode alterar a saúde geral da gestante e causar efeitos indesejáveis para o bem-estar do feto, elevando o risco de parto prematuro e de bebês com baixo peso do nascimento. Pinard relatou em 1877 o primeiro caso de "gengivite da gravidez".

Qual a fase de tratamento da periodontite?

O tratamento da periodontite pode ter três fases: a higiénica, a cirúrgica e a fase de suporte periodontal (manutenção). Fase higiénica - a primeira fase, a fase higiénica, consiste na eliminação da placa bacteriana da superfície dentária e do sulco gengival, e na remoção do tártaro das superfícies das raízes.

Por que a periodontite tem consequências graves?

A periodontite pode ter consequências graves, mas tem tratamento (e não causa dor). A periodontite ou doença periodontal é um problema crónico, não tendo atualmente cura. Mas, felizmente, tem tratamento e pode ser controlada de forma a não evoluir e provocar consequências negativas nas nossas vidas.

Por que a periodontite pode trazer dor?

Detalhe: esse transtorno só costuma trazer dor quando está em fase avançada, o que dificulta seu diagnóstico. Para piorar, as bactérias e substâncias inflamatórias que desencadeiam a periodontite podem parar na corrente sanguínea. Aí, provocam uma série de encrencas pelo corpo. Há, por exemplo, uma associação entre periodontite e infarto.

Postagens relacionadas: