Como diagnosticar um cavalo com sinusite por fratura de Molar?
Índice
- Como diagnosticar um cavalo com sinusite por fratura de Molar?
- O que sai do nariz do cavalo?
- Quais complicações podem acontecer a um equino acometido por uma sinusite com origem dentária?
- O que é pra Sinoscopia?
- Qual indicação para extração dentária em equinos?
- Quais os dentes dos equinos que podem ser extraídos pela técnica de trepanação de seios paranasais seguida de repulsão dentária?
- O que pode ser quando o cavalo sangra pelo nariz?
- Como evitar o tratamento para a sinusite?
- Como aumentar os casos de sinusite no inverno?
- Como é o tratamento para a sinusite aguda?
- Como fazer o tratamento para a sinusite infantil?
Como diagnosticar um cavalo com sinusite por fratura de Molar?
A sinusite secundária a fratura dentária é diagnosticada por meio, dos sinais clínicos de secreção nasal mucopurulenta, normalmente unilateral e fétida, aumento de volume no seio afetado, dispneia, ruídos respiratórios e obstrução das vias aéreas (O'LEARY e DIXON, 2011), alterações observadas no primeiro caso.
O que sai do nariz do cavalo?
Os cavalos podem ser alérgicos à poeira ou a fungos. É muito comum entre as doenças respiratórias. Os animais alérgicos podem tossir tanto no estábulo quanto durante os trabalhos e treinos. Nesse caso o animal não tem febre mas também pode apresentar o corrimento nasal.
Quais complicações podem acontecer a um equino acometido por uma sinusite com origem dentária?
A forma mais severa de comprometimento dentário com evolução para sinusite é a pulpite secundaria a infecção de fratura dentaria longitudinal completa, ou de necrose de cemento. O processo inflamatório inicial evolui para o alvéolo, membrana periodontal, cemento e membrana mucosa do seio.
O que é pra Sinoscopia?
A endoscopia dos seios paranasais, denominada sinoscopia, trata-se de técnica minimamente invasiva efetiva para diagnóstico e tratamento das afecções sinusais.
Qual indicação para extração dentária em equinos?
Caso o dente avaliado esteja solto, recomenda-se que seja extraído, para que não cause outras complicações. Os pré-molares e molares superiores são os dentes que são acometidos por fraturas com maior frequência. Além dos casos citados, quadros de infecção das raízes dos dentes também requerem a exodontia em equinos.
Quais os dentes dos equinos que podem ser extraídos pela técnica de trepanação de seios paranasais seguida de repulsão dentária?
Nesses casos a extração dos dentes molares e pré-molares envolvidos fazem-se imprescindível, sendo que três técnicas são citadas: trepanação óssea e repulsão de molares sob anestesia geral, bucotomia lateral e extração intraoral sob neuroleptoanalgesia.
O que pode ser quando o cavalo sangra pelo nariz?
Também conhecida como rinorragia, este problema pode estar relacionado a algum trauma nos ossos da face ou mesmo por conta de afecções nas vias respiratórias superiores ou doenças pulmonares. A Epistaxe Equina é uma doença do aparelho respiratório que acomete os equinos causando perda de sangue pelo nariz.
Como evitar o tratamento para a sinusite?
Durante o tratamento para sinusite, é importante adotar alguns cuidados como: Beber cerca de 1,5 a 2 litros de água por dia; Evitar frequentar locais com fumaça do cigarro ou com o ar condicionado ligado; Evitar limpar a casa até a sinusite passar; Evitar estar em locais ou manipular objetos com muita poeira.
Como aumentar os casos de sinusite no inverno?
No inverno, os casos de sinusite costumam aumentar muito, especialmente em função do aumento das gripes e resfriados. Além disso, o ar mais seco e a possível aglomeração de pessoas em ambientes menos arejados também são fatores agravantes.
Como é o tratamento para a sinusite aguda?
O tratamento para a sinusite aguda, geralmente, é feito com remédios para aliviar os principais sintomas causados pela inflamação, prescritos pelo clínico geral ...
Como fazer o tratamento para a sinusite infantil?
Tratamento para sinusite infantil. O tratamento da sinusite infantil também deve ser feito de acordo com a sua causa e com os sintomas de cada criança, com uso de anti-inflamatórios, anti-alérgicos e, se necessário, antibióticos que devem ser prescritos pelo pediatra de acordo com a idade e o peso da criança.