Quais são os remédios para a espasticidade?
Quais são os remédios para a espasticidade?
1. Remédios. Normalmente são utilizados remédios para espasticidade, como baclofeno ou diazepam, que ajudam os músculos a relaxar e aliviam os sintomas de dor, por exemplo. Outros remédios que também podem ser indicados são benzodiazepínicos, clonidina ou tizanidina, que reduzem a transmissão de estímulos e facilitam o relaxamento muscular.
Como reduzir o Clonus?
Na espasticidade, é comum a aplicação de técnicas como a crioterapia. A medida consiste na aplicação de frio nos músculos para retardar os reflexos que provocam a contração. Também é possível a aplicação de calor, que reduz a dor pelo relaxamento temporário do músculo.
Quais são os recursos terapêuticos para o tratamento da espasticidade?
Após a análise da literatura foi possível observar que existem vários recursos fisioterapêuticos para o tratamento da espasticidade, dentre eles o Conceito Neuroevolutivo Bobath, que tem como conceito a inibição dos padrões reflexos anormais e a facilitação dos movimentos normais.
Quais são as causas da espasticidade cerebral?
São causas frequentes de espasticidade a paralisia cerebral, o acidente vascular cerebral (AVC), o traumatismo craneo-encefálico, a lesão medular, a esclerose múltipla e a esclerose lateral amiotrófica.
Por que os músculos espásticos são contraídos?
Os músculos espásticos apresentam-se contraídos, com menor capacidade para relaxar e para produzir força. Por estes motivos pode surgir incapacidade para levantar o braço, esticar o cotovelo e abrir a mão e podem ocorrer quedas frequentes durante a marcha ou dores fortes nos movimentos realizados pelo próprio ou pelos cuidadores.