O que fazer em caso de traumatismo craniano?
Índice
- O que fazer em caso de traumatismo craniano?
- Quais são as sequelas do TCE?
- Quais as sequelas de um traumatismo craniano grave?
- Como realizar o diagnóstico de um traumatismo craniano?
- Como o traumatismo craniano afeta o cérebro?
- Qual a gravidade do traumatismo craniano?
- Como se trata o grau de traumatismo?
O que fazer em caso de traumatismo craniano?
Mantenha a vítima imobilizada, evitando mexer no pescoço, pois podem existir danos na coluna; Pare hemorragias, caso existam, aplicando ligeira pressão sobre o local, com um pano, gaze ou compressa limpa; Vigie a vítima até à chegada da ambulância, observando se ela respira. Inicie a massagem caso pare de respirar.
Quais são as sequelas do TCE?
Casos moderados a graves podem deixar sequelas como: Problemas cognitivos, como irritabilidade, lentidão, mudanças de comportamento, perda de memória e déficit de atenção); Distúrbios de movimento, como paralisia e perda de equilíbrio; Convulsões.
Quais as sequelas de um traumatismo craniano grave?
O traumatismo craniano pode provocar sequelas físicas e levar a alterações de comportamento, que podem surgir logo após o trauma, ou aparecer um tempo depois. Algumas das sequelas físicas são perda dos movimentos de partes do corpo, alterações na visão, no controle da respiração, problemas intestinais ou urinários.
Como realizar o diagnóstico de um traumatismo craniano?
Para realizar o diagnóstico de um quadro de traumatismo craniano, o médico fará, primeiramente, a observação do paciente. Dependendo dos sintomas apresentados, será solicitada uma série de estudos clínicos, como a análise do histórico de saúde, exame clínico e exames complementares, que incluem imagens por tomografia e ressonância magnética.
Como o traumatismo craniano afeta o cérebro?
O traumatismo craniano é quando a pessoa bate com a cabeça tão forte que causa fratura nos ossos da cabeça e pode afetar o cérebro. Saiba mais.
Qual a gravidade do traumatismo craniano?
Por conta de sua gravidade, é muito comum que o traumatismo craniano deixe sequelas no paciente após a sua recuperação, que variam de físicas até variações de comportamento. Na parte física, as principais são perda dos movimentos de partes do corpo; alteração na visão; no controle da respiração; problemas intestinais ou urinários.
Como se trata o grau de traumatismo?
Em casos leves, o paciente normalmente é tratado com o uso de medicamentos para dor e observação constante, além da realização de curativos e suturas, quando há a presença de cortes externos. Se o grau de traumatismo for grave, é necessário a internação em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com intervenção cirúrgica.