Como funciona fobia social?
Como funciona fobia social?
A fobia social, também chamada de transtorno de ansiedade social, é um transtorno psicológico no qual a pessoa se sente muito ansioso em situações sociais normais como falar ou comer em locais públicos, entrar em lugares cheios, ir a uma festa ou fazer uma entrevista de emprego, por exemplo.
Quais as causas da fobia social?
O que causa a Fobia Social?
- Fatores hereditários;
- Alterações na estrutura cerebral;
- Influência do meio onde vivem;
- Exposição frequente à fatores de risco na infância;
- Traumas e experiências negativas;
- Temperamento; Presença constante de novas situações que demandem interação social;
Quais são os sintomas da fobia social?
Já, os sintomas físicos mais comuns dessa fobia e que acompanham os emocionais, são: Tensão muscular. Leia Também: Sonhar com raposa: o que significa? Os mais comuns tratamentos para a fobia social são a psicoterapia e o uso de medicamentos. Como de costume, esses dois tipos de tratamentos podem ser utilizados juntos.
Como evitar a fobia social?
A fobia social (CID F40.1) consiste em evitar essas interações sociais ao máximo. São pessoas que ficam apavoradas com a ideia de ir a uma festa ou a qualquer outro evento social, pessoas que, de tanto medo que sentem, muitas vezes chegam ao ponto de evitar todo e qualquer tipo de contato social.
Qual a melhor psicoterapia para a fobia social?
Existem diversas formas de psicoterapia, sendo a mais estudada e com melhores resultados para a fobia social a Psicoterapia Cognitiva Comportamental. É um tipo de tratamento que costuma surtir muito efeito na qualidade de vida das pessoas com fobia social, diminuindo seus sintomas.
Quem é mais propensa a desenvolver fobia social?
Uma pessoa é mais propensa a desenvolver fobia social se a família tiver algum histórico da doença. Crianças que sofrem provocações, como bullying, rejeição, ridicularização ou humilhação tendem a ser mais propensas a distúrbios de ansiedade social.