Como eliminar um granuloma piogênico?
Índice
- Como eliminar um granuloma piogênico?
- Como descrever um granuloma piogênico?
- Qual o melhor tratamento para granuloma anular?
- Como remover o granuloma piogênico?
- Quais são as lesões do granuloma piogênico?
- Como é feito o diagnóstico de granuloma?
- Qual o remédio mais indicado para granuloma oftalmológico?
Como eliminar um granuloma piogênico?
Opções de tratamento
- Curetagem e cauterização: a lesão é raspada com um instrumento chamado cureta e o vaso sanguíneo que a alimentava é queimado;
- Cirurgia laser: remove a lesão e queima a base para que não sangre;
- Crioterapia: é aplicado frio na lesão para matar o tecido e fazê-lo cair sozinho;
Como descrever um granuloma piogênico?
O Granuloma Piogênico, conhecido também como tumor gravídico, é mais prevalente em indivíduos do gênero feminino na segunda década de vida, especialmente durante a gravidez. Manifesta-se como uma massa firme, nodulada ou plana e, frequentemente indolor, com presença de sangramento espontâneo, principalmente ao toque.
Qual o melhor tratamento para granuloma anular?
Podem ser utilizadas medicações tópicas como creme de corticoide, vitamina E, tretinoína, imiquimod, tracolinus; corticoterapia intralesional; crioterapia; fototerapia; laser; remoção cirúrgica; medicações sistêmicas como hidroxicloroquina, corticoides, dapsona, pentoxifilina, isotretinoína, nicotinamida, ciclosporina, ...
Como remover o granuloma piogênico?
Após o tratamento o granuloma piogênico pode voltar a surgir, pois o vaso sanguíneo que o alimentava ainda se encontra nas camadas mais profundas da pele. Se isso acontecer, é necessário fazer uma pequena cirurgia para retirar um pedaço da pele onde a lesão está crescendo de forma a remover todo o vaso sanguíneo.
Quais são as lesões do granuloma piogênico?
Embora, em alguns casos, o granuloma piogênico também possa apresentar uma coloração mais escura com tons marrom ou azul escuro, esta alteração da pele é sempre benigna, precisando ser tratada apenas quando provoca desconforto. Estas lesões são mais comuns na cabeça, nariz, pescoço, peito, mãos e dedos.
Como é feito o diagnóstico de granuloma?
O diagnóstico é feito na maior parte dos casos por um dermatologista apenas pela observação da lesão. No entanto, o médico pode pedir uma biópsia de um pedaço do granuloma para confirmar que não é outro problema maligno que possa estar causando sintomas semelhantes.
Qual o remédio mais indicado para granuloma oftalmológico?
Outra possibilidade é o médico receitar uma pomada para passar no granuloma. Os remédios mais recomendados são: Pomadas com corticosteroides para granuloma oftalmológico. Timolol em gel, em geral receitado para crianças e granulomas oftalmológicos também.