Qual o melhor tratamento para urticária crônica?
Índice
- Qual o melhor tratamento para urticária crônica?
- O que é urticária crônica?
- Qual o tratamento para urticária espontânea?
- Qual o melhor histamínico para urticária?
- O que é urticária autoimune?
- Quais são os sintomas da urticária crônica?
- Como ocorre a urticária crônica?
- Qual a melhor forma para tratar a urticária?
- Como tratar a urticária crônica idiopática?
- Por que a urticária crónica é uma patologia subjacente?
Qual o melhor tratamento para urticária crônica?
Uso de medicamentos: os anti-histamínicos (antialérgicos) são a primeira escolha no tratamento da urticária, para alívio dos sintomas (coceira e empolação).
O que é urticária crônica?
Antigamente conhecida como urticária crônica idiopática, a UCE (Urticária Crônica Espontânea) é uma doença caracterizada pela ocorrência diária ou quase diária de urticas e/ou angioedema por um período maior do que 6 semanas, sem que estes sejam causados por alimentos, cosméticos, produtos de limpeza ou qualquer outro ...
Qual o tratamento para urticária espontânea?
O tratamento padrão são os anti-histamínicos não sedantes, que agem diretamente bloqueando a ação da histamina. O tratamento da urticária crônica espontânea e a dosagem adequada do medicamento devem ser determinados pelo médico.
Qual o melhor histamínico para urticária?
Uma opção segura, disponível e bem tolerada é a Loratadina, outras opções incluem a cetirizina, a desloratadina e a fexofenadina, porém com custo mais elevado. Pode ser necessário utilizar 2 a 4 vezes a dose usual do anti-histamínico de segunda geração para controle dos sintomas.
O que é urticária autoimune?
É uma desordem do próprio corpo onde surgem placas avermelhadas (urticas) que causam uma coceira forte. Ela dura até 24h no mesmo lugar e depois ela reaparece em outras partes do corpo.
Quais são os sintomas da urticária crônica?
Além disso, alguns sinais recorrentes da urticária crônica espontânea são:
- manchas avermelhadas e elevadas;
- inchaço nos lábios, pálpebras e línguas;
- inchaço nas extremidades e genitais;
- aumento da temperatura do corpo.
Como ocorre a urticária crônica?
Aparecem em surtos, podendo surgir em qualquer período do dia ou da noite, durando horas e desaparecendo sem deixarem marcas na pele. Embora seja mais comum em adultos jovens (entre 20 e 40 anos), a urticária crônica pode ocorrer em qualquer idade. Ao longo da vida, uma em cada cinco pessoas terá pelo menos um episódio de urticária.
Qual a melhor forma para tratar a urticária?
A melhor forma para tratar a urticária consiste em tentar identificar se existe uma causa que está provocando os sintomas e evitá-la o máximo possível, para que a urticária não volte a surgir. Além disso, pode ser recomendado pelo imunoalergologista o uso de medicamentos como anti-histamínicos ou corticoides.
Como tratar a urticária crônica idiopática?
Casos mais graves, especialmente quando associados ao angioedema, podem exigir a aplicação de adrenalina por via subcutânea. O tratamento da urticária crônica espontânea idiopática é realizado em etapas, com anti-histamínicos introduzidos em doses que podem ser aumentadas gradativamente.
Por que a urticária crónica é uma patologia subjacente?
Embora seja raro pode estar relacionada com infeções crónicas como o HIV. Na grande maioria dos casos a urticária crónica não é reflexo de nenhuma patologia subjacente. Porém, porque existem algumas exceções, convém por vezes fazer alguns despistes, sempre a critério do médico Alergologista e de acordo com cada situação clínica específica.