Como calcular a tangente de uma circunferência?
Índice
- Como calcular a tangente de uma circunferência?
- Como fazer uma tangente?
- Como fazer uma circunferência tangente a uma reta?
- Quando uma reta e tangente?
- Como traçar uma circunferência tangente a duas retas?
- Quais as propriedades das retas tangentes dê exemplos?
- Quais são as tangentes à circunferência?
- Qual o diâmetro de uma circunferência?
- Quais são as duas circunferências dadas?
- Qual a posição de um ponto em relação à circunferência?
Como calcular a tangente de uma circunferência?
Para encontrarmos a equação da reta tangente, iremos utilizar a expressão da distância do centro da circunferência até a reta tangente, distância esta que deve ser igual a r. Veremos então alguns exemplos que necessitam dessa análise e dos cálculos que devem ser realizados para encontrarmos a equação da reta tangente.
Como fazer uma tangente?
11) De um ponto dado na circunferência, traçar a tangente a ela. - Basta traçar a perpendicular ao raio que vai ter ao ponto dado. Essa perpendicular será a tangente pedida.
Como fazer uma circunferência tangente a uma reta?
Se OP é um raio de uma circunferência, onde O é o centro e P um ponto da circunferência, então toda reta perpendicular ao raio OP é tangente à circunferência no ponto de tangência P.
Quando uma reta e tangente?
Na geometria, a tangente de uma curva em um ponto P pertencente a ela, é uma reta definida a partir de um outro ponto Q pertencente à curva, muito próximo do ponto P. Ao traçarmos uma reta r que passa pelos dois pontos, é a posição para onde a reta r tende, à medida que Q se aproxima de P, "caminhando" sobre a curva.
Como traçar uma circunferência tangente a duas retas?
Ligue o ponto P ao ponto T. Trace a mediatriz do segmento PT. Levante uma perpendicular à reta (s) pelo ponto T. Coloque a ponta seca do compasso em O e com abertura OT ou OP trace a circunferência tangente à reta (s) no ponto T.
Quais as propriedades das retas tangentes dê exemplos?
PROPRIEDADE DA TANGENTE: Esse ponto em comum é chamado de ponto de tangência. Ao traçarmos uma reta que liga o raio R ao ponto de tangência, podemos ver que a reta tangente e o raio são perpendiculares entre si, ou seja, formam um ângulo de 90°.
Quais são as tangentes à circunferência?
Fiz uma divisão deste estudo e nesta primeira parte vamos simplesmente nos abster ao traçado propriamente dito das tangentes à circunferências. Além disso, usaremos os teoremas da Geometria plana para justificar as construções. 1) Traçar uma tangente por um ponto dado sobre a circunferência.
Qual o diâmetro de uma circunferência?
Justificativa: As retas tangentes a uma circunferência traçadas de um ponto externo possuem a propriedade de serem perpendiculares ao raio pelos pontos de tangência. Por construção OP é o diâmetro da circunferência κ e o triângulo ODP é retângulo em D, pois está inscrito na semicircunferência OAP.
Quais são as duas circunferências dadas?
Sejam as duas circunferências dadas. Entre no comando Line, digite TAN pressione enter e clique sobre uma das circunferências, próximo ao ponto de tangência (deduzir o local exato). Depois digite TAN pressione enter e clique na outra circunferência, próximo ao ponto de tangência.
Qual a posição de um ponto em relação à circunferência?
Observando a posição de um ponto em relação a uma circunferência, podemos concluir alguns fatos relacionados às retas tangentes. Sabe-se que existem três posições relativas de um ponto a uma circunferência. Para cada posição desta, podemos concluir algo sobre a reta tangente que passa por esse ponto.