Como diagnosticar síndrome de Cushing em cães?

Índice

Como diagnosticar síndrome de Cushing em cães?

Como diagnosticar síndrome de Cushing em cães?

“O diagnóstico preciso é por meio do sangue, com os testes de estimulação com ACTH e de supressão com dosagem baixa de dexametasona”, explica a veterinária. Já o tratamento para síndrome de cushing em cães vai depender da origem da síndrome e das alterações causadas por ela no organismo.

Como tratar Hiperadrenocorticismo em cães?

Os medicamentos atualmente mais utilizados são o trilostano e mitotano.

  1. Mitotano: o medicamento combate a doença por meio da destruição ou atrofia das glândulas adrenais. ...
  2. Trilostano: o medicamento possui como objetivo final a inibição da produção de cortisol.

O que causa Hiperadrenocorticismo em cães?

O hiperadrenocorticismo (HAC) ou Síndrome de Cushing é uma das endocrinopatias mais comumente diagnosticadas em cães e está associada com a produção ou administração excessiva de glicocorticóides causada por um tumor de origem hipofisária, neoplasia adrenocortical, e ainda iatrogênica.

Onde fica a glândula adrenal em cães?

As glândulas adrenais localizam-se perto dos rins e são responsáveis pela produção de hormonas, nomeadamente o cortisol, aldosterona, adrenalina e noradrenalina.

Como ocorre o síndrome de Cushing no cão?

No síndrome de Cushing no cão esta normalidade está alterada. Existem três níveis em que a patologia pode ocorrer: A glândula hipófise ou pituitária: produz-se um excesso de ACTH pela glândula hipófise (doença de Cushing). Trata-se da forma mais frequente.

Como curar a síndrome de Cushing?

Os medicamentos não são eficazes para tratar a síndrome de Cushing causada por um tumor na adrenal. Esses tumores são muito resistentes ao mitotano. A intervenção cirúrgica é a única maneira de curar o HAC canino adrenal-dependente, contanto que não haja metástase (quando o câncer se espalha para outras partes do corpo). [25]

Por que os cachorros podem desenvolver a síndrome?

Lembrando que todos os cachorros podem desenvolver a síndrome. No entanto, segundo a Dra. Renata, algumas raças têm mais predisposição. É o caso de animais de pequeno porte que requerem cuidados especiais, como terrier (yorkshire, silkies, bull terrier e boston terrier), poodle, dachshund, american eskimo dog e spitz.

Quais são as causas do hiperadrenocorticismo em cães?

Renata, as principais causas do hiperadrenocorticismo em cães são: 1 tumores nas glândulas hipófise ou adrenais, 2 Iatrogenia (administração indiscriminada de medicamentos com glicocorticoides). More ...

Postagens relacionadas: