Como tributar as receitas financeiras no Lucro Presumido?

Índice

Como tributar as receitas financeiras no Lucro Presumido?

Como tributar as receitas financeiras no Lucro Presumido?

INCIDÊNCIA DA TRIBUTAÇÃO. No caso de pessoa jurídica tributada com base no lucro presumido, os rendimentos auferidos em aplicações financeiras serão adicionados ao lucro presumido somente por ocasião da alienação, resgate ou cessão do título ou aplicação (regime de caixa).

Como calcular outras receitas no Lucro Presumido?

Um exemplo de como calcular o Lucro Presumido

  1. 500.000 x 32% = 160.000 → Lucro Presumido IR 160.000 x 15% = R$ 24.000 → IRPJ a ser recolhido no trimestre. ...
  2. (160.000 – 60.000) x 10% = 10.000 → IRPJ adicional a ser recolhido no trimestre. ...
  3. 160.000 x 9% = 14.400 → CSLL a ser recolhida no trimestre.

Como é adicionado o lucro presumido em aplicações financeiras?

No Lucro Presumido os rendimentos auferidos em aplicações financeiras devem ser adicionados à base de cálculo do IRPJ e da CSLL somente por ocasião da alienação, resgate ou cessão do título ou aplicação, que é o regime de caixa, independente se forem aplicações de renda fixa ou ganhos líquidos auferidos em aplicações de renda variável.

Quais os rendimentos das empresas tributadas com base no lucro presumido?

Sobre os rendimentos de aplicação financeira das empresas tributadas com base no lucro presumido, não incidirão as contribuições do PIS/Pasep e Cofins, salvo se a receita for decorrente da atividade da empresa, nos termos da Lei nº 9.718/1998, art. 2º e 8º-B. Consultor - Área Impostos Federais, Legislação Societária e Contabilidade

Será que o desconto no aluguel deve ser tributado como receita financeira?

20 maio Desconto no aluguel deve ser tributado como receita financeira? Esse post está sendo publicado no meio da pandemia do novo coronavírus (COVID-19), momento em que as empresas estão lutando para sobreviver.

Como a Receita Federal pronunciou o tratamento tributário para descontos?

A Receita Federal já se pronunciou em relação ao tratamento tributário para cada tipo de desconto, conforme veremos a seguir: BASE DE CÁLCULO. DESCONTOS CONDICIONAIS INCONDICIONAIS.

Postagens relacionadas: