Como podem evoluir os granulomas periapicais?

Como podem evoluir os granulomas periapicais?
Quando ocorre a formação de um granuloma periapical no ápice de um dente que possui a polpa morta haverá um grau de proliferação de restos epiteliais de Malassez, quando não tratada corretamente pode evoluir-se para um cisto, sendo o mais comum o cisto maxilar (ODELL; CAWSON, 2013).
O que é lesões periapicais crônicas?
O termo lesão periapical crônica geralmente é utilizado para identificar lesões inflamatórias crônicas nos tecidos que circundam e se relacionam diretamente com o ápice dentário. Às vezes empregase o termo periapicopatia crônica como sinônimo de lesão periapical crônica.
Quais são as lesões periapicais?
De acordo com o exame clínico e radiográfico, as lesões periapicais podem ser classificadas em: Pericementite Apical; Abscesso Periapical; Granuloma Periapical; Cisto Periapical e Osteíte Condensante.
Como canalizar os abscessos dentários?
Os abscessos dentários também podem canalizar-se através da pele suprajacente e drenar por uma fístula cutânea (MOURA et al., 2007). O abscesso dissemina-se pela área de menor resistência. A secreção purulenta, se não drenada, pode-se estender através dos espaços medulares adiante da área apical, resultando em osteomielite.
Qual a origem das lesões inflamatórias agudas com abscesso?
As lesões inflamatórias agudas com a formação de um abscesso podem surgir como uma alteração periapical inicial ou a partir de uma exacerbação aguda de uma lesão inflamatória periapical crônica (abscesso fênix).
Quais são as lesões inflamatórias que envolvem os periápices?
As lesões inflamatórias que envolvem os periápices dos elementos dentários, na maioria das vezes, pode promover a destruição do tecido ósseo da região e causar reabsorção radicular.