Quando uma corrente elétrica percorre uma espira ela gera um?

Índice

Quando uma corrente elétrica percorre uma espira ela gera um?

Quando uma corrente elétrica percorre uma espira ela gera um?

O sentido da corrente elétrica define a direção do campo magnético gerado pela espira. Uma espira circular, quando percorrida por uma corrente elétrica de intensidade i, gera um campo magnético que possui como módulo o dobro do valor referente à corrente.

Como o campo magnético poderia induzir uma corrente elétrica?

Usando esse resultado, Michael Faraday perseguiu a idéia de que o contrário poderia ser verdade: um campo magnético poderia induzir uma corrente elétrica num fio condutor. Faraday montou um circuito fechado composto de um galvanômetro (medidor de corrente elétrica) e um bobina (fio condutor enrolado, formando um conjunto de espiras superpostas).

Qual é o campo magnético?

1- Campos magnéticos cercam materiais em correntes elétricas e são detectados pela força que exercem sobre materiais magnéticos ou cargas elétricas em movimento. O campo magnético em qualquer lugar possui tanto uma direção quanto uma magnitude, por tanto é um campo vetorial.

Qual a intensidade do campo magnético em um condutor?

O campo magnético gerado por um condutor depende não só da intensidade da corrente que o atravessa como também da forma do condutor – se ele é retilíneo ou espiralado, ... sua direção e seu sentido. A intensidade do campo magnético em um ponto qualquer depende da distância entre o ponto e o condutor retilíneo.

Qual a intensidade do campo magnético em um fio elétrico?

Num condutor retilíneo percorrido por uma corrente elétrica (um fo elétrico comum), o vetor campo magnético (B) em cada ponto ao redor do fio é caracterizado por sua intensidade, sua direção e seu sentido. A intensidade do campo magnético em um ponto qualquer depende da distância entre o ponto e o condutor retilíneo.

Postagens relacionadas: