Quando uma corrente elétrica percorre uma espira ela gera um?

Quando uma corrente elétrica percorre uma espira ela gera um?
O sentido da corrente elétrica define a direção do campo magnético gerado pela espira. Uma espira circular, quando percorrida por uma corrente elétrica de intensidade i, gera um campo magnético que possui como módulo o dobro do valor referente à corrente.
Como o campo magnético poderia induzir uma corrente elétrica?
Usando esse resultado, Michael Faraday perseguiu a idéia de que o contrário poderia ser verdade: um campo magnético poderia induzir uma corrente elétrica num fio condutor. Faraday montou um circuito fechado composto de um galvanômetro (medidor de corrente elétrica) e um bobina (fio condutor enrolado, formando um conjunto de espiras superpostas).
Qual é o campo magnético?
1- Campos magnéticos cercam materiais em correntes elétricas e são detectados pela força que exercem sobre materiais magnéticos ou cargas elétricas em movimento. O campo magnético em qualquer lugar possui tanto uma direção quanto uma magnitude, por tanto é um campo vetorial.
Qual a intensidade do campo magnético em um condutor?
O campo magnético gerado por um condutor depende não só da intensidade da corrente que o atravessa como também da forma do condutor – se ele é retilíneo ou espiralado, ... sua direção e seu sentido. A intensidade do campo magnético em um ponto qualquer depende da distância entre o ponto e o condutor retilíneo.
Qual a intensidade do campo magnético em um fio elétrico?
Num condutor retilíneo percorrido por uma corrente elétrica (um fo elétrico comum), o vetor campo magnético (B) em cada ponto ao redor do fio é caracterizado por sua intensidade, sua direção e seu sentido. A intensidade do campo magnético em um ponto qualquer depende da distância entre o ponto e o condutor retilíneo.