O que é cactáceas?

O que é cactáceas?
Os cactos são plantas espinhentas, pertencentes à família das cactáceas (cactaceae). Conseguem sobreviver em ambientes extremamente quentes ou áridos, pelo fato de terem a capacidade de acumular água em seus tecidos. Caracterizam-se por serem cilíndricos, globosos, angulosos ou achatados, e possuem variados tamanhos.
Para que serve os espinhos dos caules de algumas plantas?
Os espinhos presentes em algumas espécies de vegetais têm a função de reduzir a superfície de contato, e com isso impedir que a folha perca água. Nesses vegetais, a fotossíntese é realizada pelo caule. Os espinhos também ajudam na proteção da planta, mantendo os predadores à distância.
Como os cactos conseguem sobreviver no deserto?
Com isso em mente, podemos finalmente abordar a pergunta central desse post: como os cactos conseguem sobreviver no deserto? Bem, assim como praticamente todas as coisas vivas, os cactos precisam de água para sobreviver, só que como eles são nativos de lugares desérticos, muitas vezes enfrentam uma escassez muito grande de água.
Qual o tempo de vida de um cacto?
O cacto é uma planta que vem ganhando cada vez mais adeptos entre as pessoas que gostam de cultivar algo dentro ou fora de casa. O que muitos talvez não saibam é o tempo de vida de um cacto, algo que mostraremos a seguir.
Como os cactos são encontrados em ambientes secos?
Os cactos são encontrados em ambientes secos Os cactos são encontrados principalmente em ambientes secos, como na Caatinga, bioma do Nordeste brasileiro. Para sobreviver nessas regiões, o cacto conta com uma variedade de adaptações que permitem a economia e o acúmulo de água.
Por que o cacto é uma planta exótica?
O cacto é uma planta de aparência “dura” e espinhenta, mas ao mesmo tempo transmite uma mensagem de proteção e resistência. É bem-vindo em decorações e projetos paisagísticos, onde acrescenta um toque rústico ao ambiente. Com as mais variadas formas e tamanhos, o cacto é uma das mais exóticas e intrigantes plantas que existem.