Qual o objetivo da gestão de contas a receber?

Índice

Qual o objetivo da gestão de contas a receber?

Qual o objetivo da gestão de contas a receber?

Fazer o controle de contas a receber é fundamental para a saúde financeira da empresa, permitindo prever quais dias são melhores para realizar pagamentos, controlar as inadimplências e oferecer condições mais vantajosas para os clientes fidelizados.

O que é controle de contas a receber?

O controle das Contas a Receber fornece informações para tomada de decisões sobre um dos ativos mais importantes que a empresa dispõe os créditos a receber originários de vendas a prazo.

Qual a importância do setor de contas a receber crediário?

É por isso que ter uma área de contas a receber é tão importante. É ela que tentará garantir o maior recebimento possível do que os clientes parcelaram. Sem essa área a empresa passa a ter riscos muito maiores de inadimplência, afinal passa a confiar demais no perfil pagador do seu cliente.

O que são as contas a receber de uma empresa?

Contas a Receber é o nome dado a uma atividade financeira dentro das empresas, referente ao controle dos valores recebíveis que estão pendentes. Em algumas empresa, esse nome é dado a uma equipe ou departamento que cuida, especificamente, dessa atividade.

Qual a função do controle de contas a pagar e receber?

Para que o controle de contas a pagar e receber seja efetivo, célere e confiável, a empresa precisa contar com duas características: automatização e integração. Quanto mais um processo depende de informações manuais, mais sujeito a erros ele está.

Qual o modelo de controle de contas a receber?

Para a implantação do controle de contas a receber existe no mercado os modelos em papel (ficha), e também softwares (alguns até gratuitos), veja qual é o mais adequado para sua empresa.

Como funciona o controle financeiro de uma companhia?

A tomada de decisão ao realizar novos investimentos, por exemplo, consegue lidar melhor com as demandas de todos os setores. Sem que a viabilidade da nova aquisição seja comprometida. E conforme a companhia cresce e a sua estrutura interna torna-se mais complexa, o controle financeiro passa a ser uma rotina de gestão estratégica.

Qual é o papel do controle financeiro?

A empresa poderá avaliar melhor quais são os investimentos estratégicos e o impacto de cada medida na sua rentabilidade. Dessa forma, o gestor consegue manter o nível de competitividade do empreendimento sempre em um nível elevado. Em negócios de pequeno e médio porte, o controle financeiro ganha um papel de destaque.

Postagens relacionadas: