Como funciona o dissipador de calor?

Índice

Como funciona o dissipador de calor?

Como funciona o dissipador de calor?

A maior exposição à corrente de ar facilita a transferência do calor gerado. Os dissipadores desse tipo são formados por aletas de alumínio coladas com epóxi a uma base fabricada por extrusão. ... O sistema é então fixado a uma placa que serve de base ou mesmo colado na superfície de onde o calor deve ser removido.

Qual é a função do dissipador?

Uma solução para manter a temperatura dos dispositivos semicondutores no nível desejado é a correta utilização de dissipadores de calor. Um dissipador é um dispositivo de baixa resistência térmica que deve ser colocado entre o encapsulamento e o ambiente.

O que é dissipador do cooler?

o dissipador nada mais é do que um metal, o mais usado é o cobre, que serve para dissipar calor o mais rápido possível que é transmitido do processador, para o mesmo.

O que é um dissipador e qual a função?

A função do dissipador é, puxar o calor de um determinado dispositivo para ele próprio. ... Dentro de nosso computador, em nosso processador, existe um dissipador, que em conjunto à uma ventoinha (cooler), diminui o calor de nosso processador (cpu).

Por que esse tipo de dissipador é bastante usado nas aplicações eletrônicos?

Esse tipo de dissipador é bastante usado na maioria das aplicações eletrônicos por serem baratos e por serem de fabricação fácil.

Quais são os tipos de dissipadores de ar?

A maioria dos tipos tem na circulação do ar a transferência da maior parte do calor gerado, conforme mostra a figura 2. Os principais tipos cujos formatos são mostrados na figura 3, são: a) Estampados – são dissipadores formados por folhas de cobre ou alumínio, estampados de modo a adquirir o formato desejado.

Como são feitos os dissipadores de alumínio?

Os dissipadores desse tipo são formados por aletas de alumínio coladas com epóxi a uma base fabricada por extrusão. d) Fundidos – areia, um cerne e processo de fundição para dissipadores podem ser feitos em alumínio sem a necessidade de vácuo, cobre ou bronze.

Como o calor é transferido para o dissipador?

Como o calor gerado não é transferido para o meio ambiente imediatamente, precisando de um certo tempo de “trânsito” através do dissipador, isso se traduz numa inércia térmica. Leva tempo para o dissipador “responder” às variações de temperatura do componente nele montado.

Postagens relacionadas: