O que são grupos IIA IIB e IIC para classificação de áreas?

Índice

O que são grupos IIA IIB e IIC para classificação de áreas?

O que são grupos IIA IIB e IIC para classificação de áreas?

O grupo II é subdividido em: IIA, um gás representativo é o propano. IIB, um gás representativo é o etileno. IIC, um gás representativo é o hidrogênio.

Quais os cuidados que se deve ter ao fazer uma instalação elétrica numa área classificada?

A equalização de potencial (equipotencialização) é sempre necessária para instalações elétricas em áreas classificadas. Seu objetivo é evitar o centelhamento perigoso entre as partes metálicas de estruturas. Todas as partes condutoras usualmente não energizadas e expostas devem ser conectadas à ligação equipotencial.

Qual a classificação das atmosferas explosivas?

zona 0 — lugar de formação contínua ou prolongada de mistura explosiva; zona 1 — ambiente de formação de mistura explosiva com probabilidade de explosão em condições normais de uso de equipamentos; zona 2 — área com pouca probabilidade de formação de mistura explosiva.

Quais são os grupos de substância utilizados na IEC?

A Norma IEC existem 2 grupos:

  • GRUPO I Substâncias encontradas em minas subterrâneas (Grisu)
  • GRUPO II Substâncias encontradas em indústrias de superfície, sendo.
  • Grupo IIA.
  • Grupo IIB.
  • Grupo IIC.
  • ABNT/IEC.
  • Grupo.
  • Propano.

Como classificar zonas ATEX?

Dentro do sistema ATEX, locais perigosos também são classificados em zonas definidas pela frequência de ocorrência. A Zona 0 classifica áreas com risco constante ou frequente de explosão, enquanto a Zona 1 opera com um risco ocasional. A Zona 2 inclui locais onde o perigo geralmente não ocorre ou é muito breve.

Como as áreas podem ser classificadas de acordo com a probabilidade de ocorrência de misturas explosivas?

Zona 1: área onde a formação de mistura explosiva pode acontecer de maneira esporádica, em condições normais de operação e realização de atividades. Zona 2: área onde a formação de mistura explosiva é pouco provável ou acontece em curtos períodos, em condições anormais de operação e realização de atividades.

Como são classificadas as áreas classificadas?

As áreas classificadas são divididas em zonas que vão de 0 a 2 (para gases e vapores) e de 20 a 22 (para poeiras e fibras). Essas codificações diferenciam as áreas classificadas, no que diz respeito à natureza e frequência.

Por que a presença de equipamentos elétricos em atmosferas explosivas?

A presença de equipamentos elétricos em áreas com atmosferas explosivas constituem uma das principais fontes de ignição dessas atmosferas, quer pelo centelhamento normal como na abertura e fechamento de contatos, como devido a temperatura elevada atingida pelo mesmo em operação normal ou em falhas.

Qual a classificação dos equipamentos elétricos?

A adequação da área com estes equipamentos elétricos visa eliminar o risco de explosões e incêndios ocasionado em áreas com atmosferas explosivas. Todo equipamento para áreas classificadas possui classificação Ex (atmosfera explosiva), para indicar com área classificada está apto para ser instalado.

Como classificar uma área explosiva?

Com as três condições são encontradas “simultaneamente,” teremos a explosão. Área Classificada É um local sujeito a “probabilidade” da formação/existência de uma atmosfera explosiva. Os pontos principais para classificação das áreas são:

Qual o grau de risco de um equipamento elétrico?

Materiais com proteção para grupos que possuam grau de risco alto podem ser utilizados em graus de risco mais baixos. Quando um equipamento é exposto a temperaturas em áreas classificadas com gases e vapores inflamáveis, os equipamentos elétricos recebem marcação de acordo com sua temperatura máxima de superfície.

Postagens relacionadas: