Qual é matéria-prima dos medicamentos fitoterápicos?

Qual é matéria-prima dos medicamentos fitoterápicos?
Os medicamentos fitoterápicos são definidos pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) como aqueles que são obtidos a partir de derivados vegetais e que os riscos, os mecanismos de ação e onde agem no nosso corpo são conhecidos. Esses medicamentos são feitos exclusivamente de matéria-prima vegetal.
Qual o princípio ativo do medicamento fitoterápico?
O medicamento fitoterápico em comprimidos ou em gotas é um extrato - ou seja, é mais concentrado e tem efeito mais potente que um chá, feito com a infusão da erva. Nesse caso, a obtenção do princípio ativo dependerá de fatores como a temperatura e a quantidade de água, assim como a procedência da planta.
Como é produzido o fitoterápico?
Ele pode ser simples (quando é proveniente de uma planta) ou composto (de mais de uma planta). Assim como os medicamentos sintéticos, cujas substâncias são produzidas em laboratório, os fitoterápicos também passam por processos farmacêuticos industriais de produção e seguem rigorosos controles de qualidade.
Como Usar fitoterápicos nas farmácias?
De toda forma, conta Alexandros, "a maioria dos medicamentos fitoterápicos nas prateleiras das farmácias é de uso livre, e com indicações para problemas simples de saúde - nesses casos, podem ser usados apenas com as informações da bula". NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)
Será que os medicamentos fitoterápicos devem ser compostos apenas por vegetais?
1 - Os medicamentos fitoterápicos devem ser compostos apenas por ativos vegetais? Sim. Medicamento fitoterápico é constituído exclusivamente de matérias-primas vegetais, e este é um pré-requisito para conseguir registro da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).