Como um raio cai?

Como um raio cai?
O tipo mais comum de raio ocorre no interior das próprias nuvens, embora ocorram descargas entre duas nuvens, entre a nuvem e o ar e entre a nuvem e o solo. Tudo depende de como as cargas elétricas distribuem-se no interior das nuvens.
O que acontece quando o raio toca o chão?
Muitas funções corporais funcionam por meio de eletricidade, como os músculos ou os nervos cerebrais. Uma forte descarga atrapalha esse sistema. Se os músculos são afetados, ficam flácidos e não podem mais ser controlados. A vítima tomba ao chão, fica caída e não consegue se mexer, paralisada.
Qual é a força de um raio?
A intensidade típica de um raio é de 30 mil Ampères, cerca de mil vezes a intensidade de um chuveiro elétrico. A descarga percorre distâncias da ordem de 5 km.
Por que os raios nascem no chão?
Os raios nascem no céu ou no chão? Raios são muito mais do que apenas um fenômeno que acontece a partir do céu: pouca gente sabe, mas eles também podem se formar no nível do chão e “atirarem” para cima. Apesar de cerca de 40 a 50 raios acontecerem em algum lugar ao redor do mundo a cada segundo, eles são surpreendentemente mal compreendidos.
Quando um raio cai no mar?
Quando um raio cai no mar, até onde vai a eletricidade? Depende do raio. Estima-se que uma descarga de 50 mil ampères, por exemplo, já seja inofensiva a um banhista a 125 m do ponto de incidência. A intensidade da corrente diminui segundo o inverso do quadrado da distância. Logo, com o dobro da distância, cai para 1/4. Com o triplo, baixa para 1/9.
Por que o raio cai na forma de descarga?
Nem sempre o raio cai na forma de descarga com brilho intenso e muito barulho. Muitas vezes o raio é invisível e não faz barulho. Mas mesmo assim mata. Então, se você tiver roupa estendida no varal da laje e desejar recolher a roupa, não suba à laje pois não vale a pena correr o risco de levar uma descarga elétrica.
Por que um raio cai em Copacabana?
Por isso que, quando um raio cai em Copacabana, alguém em Ipanema não morre eletrocutado. O raio se comporta da mesma maneira no mar ou na terra. A diferença é que, como a corrente sempre procura se concentrar no meio mais condutor, no mar aberto ela se divide igualmente entre o nosso corpo e a água.