Como um todo ou em um todo?
Índice
- Como um todo ou em um todo?
- Tem todo o meu amor ou tem todo meu amor?
- E todo mundo ou todo o mundo?
- Qual é a classificação de todo?
- Qual a morfologia de todos?
- Qual o significado da palavra todo?
- Quais as funções da palavra “todo”?
- Qual a diferença entre tudo e todo?
- Qual a funcionalidade de “como um todo”?

Como um todo ou em um todo?
É desaconselhável, por se tratar de redundância, dizer ou escrever: “Este mal atinge a sociedade como um todo” / “Esta situação envolve o país como um todo” / “Isso aflige os aposentados como um todo” / “Ele se referiu ao meio ambiente como um todo”, etc.
Tem todo o meu amor ou tem todo meu amor?
Todo o indica uma totalidade. Todo indica qualquer ou cada. Assim, a palavra todo, no singular, pode estar ou não acompanhada de um artigo definido, alterando sua significação. Já no plural, é obrigatório que a palavra todos esteja acompanhada do artigo definido.
E todo mundo ou todo o mundo?
Não há “obrigatoriedade” no uso do artigo definido na expressao “todo (o) mundo”, quando ela tem o sentido de “todas as pessoas”. Para Domingos Paschoal Cegalla, Antonio Houaiss e outros estudiosos, as duas formas estão corretas: “todo o mundo” e “todo mundo”.
Qual é a classificação de todo?
A Gramática reconhece diversas classificações à palavra “TODO”, já que ela pode exercer diversas funções sintáticas e classificações morfológicas no interior das orações (adjetivo, advérbio, pronome indefinido e substantivo).
Qual a morfologia de todos?
Todos é um pronome indefinido, que desempenha a função de sujeito na oração principal «Todos… tiveram direito a uma prenda», e quantos um pronome relativo, que tem também a função de sujeito na oração relativa «quantos passaram lá por casa». O pronome todos é, então, o antecedente do relativo quantos.
Qual o significado da palavra todo?
Todo significa completamente, totalmente, de todo, por inteiro; completo. Esta palavra é alvo de flexão por eufonia resultando em “todo” ou “toda” (e respetivos plurais se for o caso). Usamos “todo, todos, toda e todas” para referir classes bem definidas de objetos !
Quais as funções da palavra “todo”?
A Gramática reconhece diversas classificações à palavra “TODO”, já que ela pode exercer diversas funções sintáticas e classificações morfológicas no interior das orações ( adjetivo, advérbio, pronome indefinido e substantivo ).
Qual a diferença entre tudo e todo?
Tudo ou todo? / Dúvidas / Tudo ou todo? As duas formas – tudo e todo – existem na Língua Portuguesa. Ou seja, ambas as expressões estão corretas, devendo, no entanto, serem usadas em diferentes situações.
Qual a funcionalidade de “como um todo”?
Como naquele caso, a funcionalidade de “como um todo” me parece inegável em frases opositivas como esta: “Há bolsões de desenvolvimento, mas o país como um todo é atrasado”. Envie sua dúvida sobre palavra, expressão, dito popular, gramática etc. Toda quinta-feira o colunista responde ao leitor na seção Consultório.