O que é preciso para ser um pedagogo hospitalar?
Índice
- O que é preciso para ser um pedagogo hospitalar?
- Qual a carga horária de um pedagogo hospitalar?
- Quanto tempo leva para se formar em Pedagogia hospitalar?
- Como é quem atribui aulas ao profissional da educação que atua nos hospitais?
- Quantas horas um pedagogo trabalha?
- Quem pode atuar na pedagogia hospitalar?
- Qual a principal tarefa do pedagogo em um hospital?
- Posso exercer a profissão de pedagogo ou professor hospitalar?
- Qual a especificidade do trabalho pedagógico no Hospital?

O que é preciso para ser um pedagogo hospitalar?
Para trabalhar no ramo, é necessário possuir um diploma de Licenciatura em Pedagogia ou uma pós-graduação em Pedagogia Hospitalar. Somente profissionais graduados podem exercer a profissão de pedagogo ou professor hospitalar.
Qual a carga horária de um pedagogo hospitalar?
Artigo 9º - A carga horária do professor da Classe Hospitalar será de 24 (vinte e quatro) horas semanais, incluídas as correspondentes horas de trabalho pedagógico coletivo e individual.
Quanto tempo leva para se formar em Pedagogia hospitalar?
Com duração de 7 meses e carga horária de 360 horas, o curso a distância tem o objetivo de oferecer essa especialização em Pedagogia aos profissionais que tiverem o interesse de trabalhar em hospitais públicos e privados.
Como é quem atribui aulas ao profissional da educação que atua nos hospitais?
Por meio do SINES (Sindicato dos Especialistas de Educação do Ensino Público), é fruto a Lei 15.886, de 4 novembro de 2013, que estabelece diretrizes para o programa pedagógico hospitalar, essa lei garante às crianças e adolescentes a continuidade de seus estudos em classes hospitalares.
Quantas horas um pedagogo trabalha?
34 horas semanais Salário mínimo profissional do pedagogo O salário inicial que um profissional recém formado em Pedagogia ganha é de R$ 2.738,21 mensais para uma jornada de trabalho de em média, 34 horas semanais.
Quem pode atuar na pedagogia hospitalar?
A pedagogia hospitalar poderá atuar nas unidades de internação ou na ala de recreação do hospital.Como direito da criança, “desfrutar de alguma recreação, programas de educação para a saúde e acompanhamento do currículo escolar durante sua permanência no hospital”. (CNDCA, 1995).
Qual a principal tarefa do pedagogo em um hospital?
Sem dúvida, a principal tarefa do professor em um hospital é garantir que o direito à educação — previsto na Constituição Brasileira — seja estendido aos pacientes que se encontram impossibilitados de sair do hospital para ir à escola. Toda a organização do pedagogo deve partir desse objetivo.
Posso exercer a profissão de pedagogo ou professor hospitalar?
Somente profissionais graduados podem exercer a profissão de pedagogo ou professor hospitalar. Além disso, é importante saber que a criança ou o adolescente hospitalizado é a sua prioridade. Os profissionais do ramo trabalham para garantir que o aluno tenha direito à educação e não perca o ano escolar.
Qual a especificidade do trabalho pedagógico no Hospital?
Mas a especificidade do trabalho pedagógico no ambiente hospitalar é tratada de maneira aligeirada nos cursos de formação. Assim, a qualificação do profissional que atua nestes espaços se dá, na maioria das vezes, nos cursos de formação continuada, possibilidade de se pensar o fazer pedagógico voltado às suas especificidades.