O que é estabilidade articular?
Índice
- O que é estabilidade articular?
- Que fatores contribuem para a estabilidade de uma articulação?
- Como melhorar estabilidade articular?
- O que é instabilidade mecânica?
- O que é mobilidade e estabilidade articular?
- O que é estabilidade na fisioterapia?
- Que fatores que determinam a classificação anatômica de uma articulação?
- O que é coaptação e Decoaptação?
- O que é instabilidade ligamentar?
- O que significa instabilidade da coluna vertebral?
- Qual a estabilidade da articulação?
- Como aprimorar a estabilidade articular?
- Qual a componente fundamental para a estabilidade articular?
- Por que manter a articulação estável durante o movimento?

O que é estabilidade articular?
Estabilidade articular funcional é a condição que permite um desempenho normal de uma articulação durante uma atividade funcional. É promovida pelos fatores contribuintes para a estabilidade mecânica somado a resultante de força que age sobre uma articulação.
Que fatores contribuem para a estabilidade de uma articulação?
A articulação é formada pela coaptação de dois ossos com o auxílio de músculos esqueléticos, ligamentos e cápsula articular. ... Alguns fatores que influem na estabilidade articular e força muscular são: o ângulo de inserção do músculo, relação comprimento-tensão e força-velocidade.
Como melhorar estabilidade articular?
Exercícios para aprimorar a estabilidade articular A forma mais fácil de melhorar a estabilidade articular é treinando os tecidos ao redor da articulação, principalmente os músculos.
O que é instabilidade mecânica?
Já a instabilidade mecânica, ou anatômica, está relacionada a uma frouxidão articular, normalmente ocasionada pela lesão ligamentar extensa. No exame físico pode ser identificada através de testes como a gaveta anterior, demonstrado na figura, estresse em varo ou valgo, a depender do ligamento acometido.
O que é mobilidade e estabilidade articular?
De uma forma muito sucinta, a mobilidade é a capacidade das diferentes estruturas (articulações) nos permitirem realizar um movimento com menor ou maior amplitude, mantendo o controlo motor do mesmo.
O que é estabilidade na fisioterapia?
É aqui que entra a estabilidade articular funcional, que é a habilidade de um corpo ou sistema de retornar a sua condição de equilíbrio após sofrer uma perturbação. Uma articulação estável deve permitir o movimento ao mesmo tempo em que resiste à perturbações e deve retornar ao seu estado basal assim que ele cessa.
Que fatores que determinam a classificação anatômica de uma articulação?
O movimento nas articulações depende, essencialmente, da forma das superfícies que entram em contato e dos meios de união que podem limitá-lo. Na dependência destes fatores as articulações podem realizar movimentos em torno de um, dois ou três eixos. Este é o critério adotado para classificá-las funcionalmente.
O que é coaptação e Decoaptação?
Significado de Coaptação substantivo feminino Ajuntamento ou adequação das partes que não estavam juntas. [Medicina] Cirurgia. Ação ou efeito de diminuir, numa fratura, a deslocação dos ossos; ação ou resultado de manter as extremidades dos ossos fraturados, numa posição melhor, até que haja a estabilidade da fratura.
O que é instabilidade ligamentar?
Uma fraqueza ligamentar (laxidade) pode ocorrer devido a fatores congênitos ou adquiridos e resulta com frequência em uma fraqueza da articulação. Em caso de uma hiperextensão ou ruptura ligamentar, pode haver a perda total da estabilidade da articulação.
O que significa instabilidade da coluna vertebral?
A diminuição na capacidade de estabilizar os sistemas da coluna para manter as zonas neutras dentro de limites fisiológicos é chamada de instabilidade vertebral.
Qual a estabilidade da articulação?
Diversas estruturas participam da estabilidade articular e a interação entre elas é que irá resultar na estabilidade articular funcional. A própria conformação da articulação e dos ossos que a compõe, como já comentamos em um texto anterior sobre anatomia das articulações;
Como aprimorar a estabilidade articular?
Nota: Esta é a primeira parte de uma série sobre Estabilidade Articular. Se está chegando agora, leia a primeira parte em que falamos sobre Como Aprimorar a Estabilidade Articular Através do Treinamento. Muitas das queixas mais frequentes dos pacientes que chegam às clinicas e consultórios têm relação com a articulação.
Qual a componente fundamental para a estabilidade articular?
Portanto, componente fundamental para a estabilidade articular funcional é a rigidez muscular, definida como a capacidade que a fibra muscular possui de resistir à deformações, sendo modificada dinamicamente pela ativação neural do músculo.
Por que manter a articulação estável durante o movimento?
Ou seja, uma coisa é mantermos a articulação estável parados, outra coisa completamente diferente é mantermos a articulação estável durante o movimento. E é durante o movimento que quem é especialista em movimento humanos como você, quer que os mecanismos de estabilização funcionem de forma adequada.