Quais são as consequências da erupção de um vulcão?

Quais são as consequências da erupção de um vulcão?
O dióxido de enxofre, também emitido em uma erupção vulcânica, pode contribuir para o aquecimento do planeta e sua presença na chuva ácida é perigosa para vegetais e animais, além de corroer alguns materiais e afetar monumentos, construções e estátuas.
Quais são as consequências econômicas da erupção?
Acerca das desastrosas consequências das erupções vulcânicas, podemos citar as alterações no solo ao entorno, como por exemplo, a infertilidade dos solos, gerando problemas em plantações e cultivos de muitos alimentos.
O que as erupções vulcânicas e os terremotos podem provocar?
A erupção vulcânica, ao ser provocada pelo acúmulo de pressão quando há movimentação das placas, acaba gerando uma descarga de energia e, então, a ascensão do magma. Dependendo da intensidade que ocorrer essa erupção pode resultar em possíveis tremores na superfície, ou seja, os terremotos.
Quem é o vulcão em erupção?
Ao entrar em contato com a superfície através das erupções vulcânicas, o magma recebe o nome de lava – que, ao solidificar-se ao longo do tempo, origina as rochas vulcânicas ou magmáticas. Vulcão em erupção, com magma escorrendo. Foto: beboy / Shutterstock.com
Como entender o que é um vulcão?
Para entender isso, é preciso primeiro compreender o que é um vulcão e como funciona. Que os vulcões entram em erupção, todos nós sabemos, mas muitos se perguntam o porquê.
Quando acontece uma erupção?
Quando de fato acontece uma erupção, se ela foi prevista os estragos são muito menores, se ela não foi prevista os estragos podem ser muito grandes e muito estrondosos para uma determinada região de alcance, o fato é que também muda todo o ecossistema e a atmosfera local, por um período de tempo.
Como chegar à superfície de um vulcão?
Ao chegar à superfície, muitas vezes de forma violenta, o magma, conhecido como lava, pode percorrer alguns quilômetros ou pode se solidificar e apenas aumentar a massa do vulcão. Essa lava encontra-se em temperaturas superiores a 1000ºC. A ocorrência de terremotos e a existência de vulcões não é apenas uma coincidência.