O que podemos fazer para evitar o tétano?
O que podemos fazer para evitar o tétano?
O tétano é uma doença que pode ser evitada desde que alguns cuidados sejam observados: – manter o esquema de vacinação em dia. Crianças com até cinco anos de idade devem receber a vacina tríplice contra tétano e, a partir dessa idade, a vacina dupla (contra difteria e tétano).
Como se trata o tétano?
O paciente deve permanecer em um ambiente agradável, de penumbra e sem muitos estímulos. É constantemente realizada a limpeza dos ferimentos e também se aplica no indivíduo um soro antitetânico. O tétano é uma doença grave que quando não recebe o devido tratamento pode levar à morte.
Como fazer o diagnóstico de tétano?
O médico poderá confirmar o diagnóstico por meio de um exame físico, no qual procurará por sinais de espasmos e rigidez pelos músculos do corpo, e por meio também de um questionário a respeito do histórico médico do paciente e de sua família. Testes laboratoriais geralmente não são necessários para realizar o diagnóstico de tétano.
Por que o tétano pode levar à morte?
Entre outras complicações, pode levar inclusive à morte. O tétano é causado pela bactéria Clostridium tetani, que pode ser encontrada no solo, poeira e nas fezes de animais.
Como Prevenir a transmissão do tétano?
Saiba mais sobre a vacina do tétano. Além disso, também é importante evitar fazer cortes na pele, manter todas as feridas cobertas e limpas e procurar o tratamento adequado para queimaduras e outros tipos de ferimentos, que facilitam a entrada da bactéria do tétano no organismo. Veja como acontece a transmissão do tétano.